Benefícios do agendamento de entregas para a logística do varejo

Quem trabalha com varejo sente na pele os problemas enfrentados quando há uma logística mal pensada! Para ajudar, listamos os benefícios do agendamento de entregas para seu negócio

Quem trabalha com varejo vivencia no dia a dia os problemas que podem ocorrer com a falta de organização na hora do recebimento de mercadorias. Questões como fila de caminhões, falta de controle das entregas, muitos processos manuais com perda de informações são alguns dos contratempos que surgem quando a empresa não conta o agendamento de entregas.

Esses problemas não impactam somente os gestores de operação, mas também o consumidor final, já que os atrasos e a falta de organização afetam a entrega dos pedidos que chegam até eles. 

Com um mercado tão competitivo, torna-se essencial investir na otimização dos serviços prestados! Por isso, é muito importante ter um processo de entregas alinhado, para garantir que os produtos cheguem sempre dentro do prazo. 

Usar a tecnologia a seu favor para resolver problemas de entrega ajudam a solucionar os problemas logísticos, já que estes passam a ser resolvidos antecipadamente, muito antes da chegada do caminhão no pátio.

Continue lendo este artigo para descobrir como sua empresa pode se beneficiar do agendamento de entregas usando um sistema automatizado para isso. 

Qual a importância de fazer o agendamento de entregas?

Com o controle do agendamento logístico, é possível planejar, executar de forma eficaz e otimizar o processo do recebimento de mercadorias, garantindo que tudo seja feito dentro do prazo estipulado. 

Um bom sistema de gestão de agendamentos, permite ter mais visibilidade das operações diárias de transporte, com um controle de entregas e aprimoramento de rotas. O que ajuda a atender o processo das demandas do varejo de ponta a ponta. 

Benefícios

Quando contamos com o agendamento de entregas, é possível centralizar e integrar informações que ajudam toda a empresa a organizar os seus processos. 

Vantagens como processos produtivos mais eficientes, que entregam os melhores produtos/serviços dentro do prazo estipulado, melhora na qualidade do atendimento ao consumidor final e diferencial competitivo, são algumas das vantagens que refletem no cliente final. 

Porém, não é só isso! Veja abaixo abaixo as vantagens que a empresa e os gestores de operação ganham ao fazer o agendamento de entregas:

Rastreabilidade e segurança das informações

Há alguns anos atrás, ter previsibilidade e rastrear informações de entregas era uma perspectiva do futuro. Atualmente, com a tecnologia de sistemas de gestão de entrega, é possível ter visibilidade em tempo real.

Quando temos acesso a informações de rastreamento, além de contar com informações seguras, a empresa consegue encontrar erros antecipadamente, corrigindo e prevenindo problemas nos processos, muito antes do caminhão chegar no pátio.

Padronização de processos para mitigar erros

Erros prejudicam a programação, e a melhor maneira de evitá-los é padronizando processos.

Com o agendamento do recebimento de mercadorias, conseguimos antecipar informações que ajudam na logística como um todo, fazendo com que os processos sejam cumpridos de acordo com o planejado. Além disso, quando temos um sistema à disposição, fica possível gerenciar melhor o espaço disponível no pátio para receber os volumes.

Ter um controle macro, e principalmente, mais dinâmico, ajuda no melhor aproveitamento do espaço físico, auxiliando no controle e organização de depósito e docas.

Com processos bem estruturados, é possível gerar relatórios eficientes, que impactam não só nos processos internos da empresa, mas também no gerenciamento das entregas aos consumidores finais, respeitando prazos e a dinâmica logística.

Monitoramento online

Através do monitoramento online, é possível trocar dados e informações com os fornecedores em tempo real. Ou seja, o controle de entregas pode ser feito de forma rápida, permitindo que a empresa possa tomar decisões importantes com mais eficiência. 

Isso possibilita informar ao cliente sobre eventuais atrasos, bem como reprogramar ações internas, mantendo a credibilidade e transparência do negócio. Além disso, o monitoramento online melhora o controle sobre a chegada de mercadorias, sendo mais fácil organizar processos.

Transparência na comunicação entre os setores

Uma empresa é formada por vários departamentos, cada um com uma função específica. Logo, o sucesso de um negócio depende da atuação harmônica do grupo, para garantir que cada etapa do processo seja feita da melhor forma.

Com um sistema integrado ao agendamento de entregas, é possível comunicar a todos os setores, em especial os de compras, operações, vendas e fiscal, as informações de recebimento das mercadorias.

Quando isso acontece, a logística é mais eficaz e coerente, ajudando a manter as gôndolas abastecidas e o trabalho da empresa funcionando perfeitamente.

Por exemplo, se houver qualquer alteração no planejamento, os dados são atualizados no sistema e informados a todas as pessoas que estão associadas à entrega. Ou seja, se houver atrasos ou alterações, todos os responsáveis ficam a par do ocorrido, possibilitando a resolução de possíveis problemas que possam surgir, incluindo perdas financeiras. 

Redução de custos e riscos operacionais

Falando em perdas financeiras, com processos transparentes atualizados em tempo real, conseguimos reduzir custos, antecipando problemas e diminuindo os riscos operacionais que prejudicam o negócio como um todo.

A redução de custos permite criar vantagem competitiva, abrindo possibilidades de fazer outros investimentos mais estratégicos. 

Já os riscos operacionais, como roubos e extravios, por exemplo, podem ser minimizados, tendo em vista que é possível ter acesso à localização dos caminhões, e dados do fornecedor.

Recebimento antecipado e armazenamento da NF-e

Contar com o recebimento antecipado de notas fiscais, ajuda a adiantar o seu processo de conferência, o que evita o recebimento de produtos indevidos, antes mesmo que cheguem até o pátio. Além disso, é possível resolver qualquer problema tributário, fiscal e comercial que possa surgir. 

O recebimento prévio também possibilita o armazenamento das notas para posterior consulta. Ou seja, quando a mercadoria chega, é necessário apenas fazer a comparação dos produtos recebidos com a nota fiscal.

Facilidade no Agendamento e Coleta

Em uma relação logística, a troca de e-mails e ligações como meio de comunicação torna o processo mais demorado e burocrático. Sistemas de agendamento oferecem opções mais rápidas para ambas as partes.

Tanto o fornecedor quanto o recebedor conseguem comunicar-se com mais clareza, transparência e acesso a informações estratégicas com a agilidade necessária.

Por permitir automatizar o agendamento e coleta, um sistema torna o processo de solicitação muito mais rápido, o que facilita a gestão dos processos internos dos varejistas.

Recebimento de descargas com horário marcado

É muito mais simples planejar o recebimento de mercadorias quando temos dias e horários estipulados com antecedência. 

Para evitar filas de caminhões e reclamações dos profissionais de entrega, o recebimento com horário marcado torna-se essencial. Quando há um agendamento prévio, todos os envolvidos saem ganhando. 

>> Leia também: 6 vantagens em fazer agendamento fixo com seus fornecedores

Qual o impacto dos agendamentos para a logística do varejo?

O varejo possui muitos processos logísticos envolvidos. A etapa da entrega é uma questão delicada e falhas nesse momento podem impactar negativamente no processo como um todo. 

Por isso, é importante ter procedimentos alinhados para entregar os produtos/serviços sempre dentro do prazo. 

Quando um agendamento de entrega é realizado, é possível fazer um planejamento coerente, com programação e alinhamento de toda a demanda, assegurando que o restante dos processos serão bem executados.

Isso impacta em um maior controle das operações e monitoramento de estoque, bem como na preparação dos pedidos e transporte para o cliente.

Como é feito o agendamento de entregas?

O agendamento de entregas pode ser feito através de sistemas de gestão. Uma das grandes vantagens em utilizar a tecnologia a seu favor é garantir maior segurança em relação ao recebimento das mercadorias.

Os agendamentos ficam armazenados no sistema, o que facilita a centralização das informações importantes, podendo ser acessado de qualquer lugar. 

Use o sistema de gestão de recebimento de descargas da Tempo Certo

Como vimos, com um bom controle de entregas é possível otimizar gastos, melhorar processos e sair na frente!

Com soluções como o sistema da Tempo Certo, seu negócio pode ir além no controle sobre as etapas de operação logística! Para fazer sua empresa avançar, revolucionando o recebimento de entregas, acesse nosso site e veja como nossa solução pode ajudar a otimizar o seu dia a dia.

Conheça o sistema e transforme a gestão de pátio da sua empresa!

Assine nossa Newsletter 

Solicite um orçamento agora mesmo!