Como garantir a segurança da informação no seu sistema de agendamento?

Não é de hoje que a segurança da informação é um tema relevante para as empresas. Afinal, ataques a softwares podem trazer grandes prejuízos às operações. No Brasil, os casos de ataques cibernéticos subiram 70% no último ano – 83% das empresas que passaram por isso tiveram que pagar resgate pelos seus dados, de acordo com levantamento da Sophos.

Além das ações de hackers, há ainda ações de phishing e spams enviados via email e apps de mensagem que quando abertos podem causar danos. Senhas fracas e a chamada engenharia social, quando há manipulação para se explorar erros humanos, colocam em risco as operações. Olhando para todo este contexto, você, varejista, já deve ter se perguntado: é possível automatizar meu processo de agendamento de entregas sem riscos?

Neste post destacamos alguns cuidados para garantir a segurança da informação no seu sistema de agendamento de entrega. Confira!

  1. Avaliação de risco

O primeiro passo para garantir a segurança da informação é realizar uma avaliação de risco abrangente. Isso envolve identificar as ameaças potenciais e vulnerabilidades dos seus sistemas operacionais e também preparar a sua equipe, com treinamentos constantes. Outra questão é contar com o apoio do time da Tempo Certo para garantir as melhores orientações e suporte ao dia a dia da sua operação.

Algumas ações práticas para o dia a dia do seu negócio, visando a segurança da informação, são:

Mapeamento de ativos de informação: identifique todos os ativos de informação críticos e avalie seu valor e vulnerabilidade.

Análise de vulnerabilidades: utilize ferramentas de análise de vulnerabilidades para identificar brechas no sistema.

Avaliação de impacto: avalie o impacto potencial de uma violação de dados em seu negócio e clientes.

  1. Rastreabilidade e segurança das informações

O seu sistema de agendamento precisa ser transparente, contando com um histórico de movimentações na plataforma. Na Tempo Certo, por exemplo, existe a rastreabilidade dos dados, níveis de acesso e permissões e a garantia de que é possível verificar quem realizou determinada atividade no sistema.

Assim é muito mais fácil manter os dados atualizados e ter um histórico confiável para entender a fundo gargalos ou pontos de melhoria na operação.

  1. Atualizações constantes

Melhorias contínuas são essenciais para que um sistema de agendamento seja seguro. Seja no desenvolvimento de novas funcionalidades ou ainda na melhoria de processos para melhor rastreabilidade, ter um sistema em constante atualização é fundamental. Na Tempo Certo, trabalhamos diariamente para otimizar a tecnologia e garantir total segurança no acesso e na proteção dos dados da sua empresa.

  1. Treinamento e conscientização

O fator humano é frequentemente o elo mais fraco na segurança da informação. Investir em treinamento e conscientização para sua equipe pode ajudar a mitigar esse risco, garantindo que todos entendam a importância da segurança e como contribuir para ela.

Garantir a segurança da informação em sistemas de agendamento de entregas é um desafio complexo sem o devido suporte. Por isso, é fundamental contar com um time de especialistas e escolher uma ferramenta já desenhada para dar rastreabilidade à empresa.

Além disso, ao adotar uma abordagem proativa e abrangente que inclua avaliação de risco, criptografia, autenticação, atualizações, treinamento e monitoramento, você pode minimizar significativamente o risco de violações de dados.

A segurança da informação é um investimento contínuo que requer atenção constante e adaptação às novas ameaças. Ao priorizar a contratação de plataformas que garantem segurança de dados, de acesso e de armazenamento, você não apenas protege seu negócio, mas também fortalece a confiança dos seus stakeholders.

Para saber mais como a Tempo Certo atua na garantia da segurança da informação e os diferenciais da nossa plataforma para a sua empresa, entre em contato!