Como monitorar o saldo de pedidos no varejo utilizando a automação de processos?

Entenda como automação de processos pode beneficiar empresas de varejo, principalmente quando o assunto é monitoramento do saldo de pedidos

Quem trabalha em empresas varejistas, sabe melhor do que ninguém a importância em ter mais produtividade e evitar processos manuais, tendo em vista que a perda de informações prejudica o andamento da operação como um todo, não é mesmo? 

O ponto em comum a todos que trabalham neste ramo é o mesmo: evitar erros operacionais e atrasos no recebimento ou entrega de mercadorias. Estes problemas podem ser facilmente resolvidos quando utilizamos a automação de processos, que nada mais é do que tornar operacional as ações que antes eram executadas manualmente, utilizando para isso a integração de sistemas e dados.

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo especial, para mostrar de que forma você pode usar a automação para melhorar sua operação. Continue lendo o artigo para saber mais!

O que é automação de processos?

A automação é o conjunto de ações cujo principal objetivo é a melhoria de processos internos através do uso da tecnologia e inovação. Ou seja, ela ajuda a melhorar o andamento do fluxo de trabalho em uma empresa, já que substitui processos manuais por automatizados, através de softwares e sistemas que dão apoio às mais variadas atividades. 

Estas atividades podem ser desde a produção de um produto, até a sua entrega ao consumidor final. A automação envolve investimento em plataformas e estratégias que transformam as atividades manuais em processos digitais, reduzindo erros e trazendo mais agilidade.

 

Sem a automação, várias pessoas executariam o mesmo processo ao mesmo tempo, e, neste cenário, as chances de erro são muito maiores do que quando essas atividades são automatizadas e organizadas por um sistema único para determinada função. 

A premissa da automação é simplificar e remover o máximo de trabalho manual, o que impacta diretamente na operação do varejo. Veja a seguir quais os principais benefícios em utilizá-la neste nicho.

Quais os principais benefícios da automação no varejo?

A lista de pessoas que se beneficiam pela automatização de processos é extensa, e passa por todos os responsáveis pelo sucesso de um negócio varejista, desde o gestor, até o lojista e o cliente final que compra e consome os produtos.

O crescimento de um negócio varejista ocorre quando aliamos ações estratégicas com redução de custos operacionais e corte de processos manuais que atrapalham a produtividade.

Planejar o processo de automação traz a possibilidade de centralizar os dados em uma única plataforma, onde temos uma integração completa. A partir disso, é possível construir uma estrutura de gestão mais eficiente e estratégica, baseada em dados e com melhores resultados. 

Veja a seguir os principais benefícios em contar com automação de processos na logística do varejo:

Redução de custos

Além de economizar com a impressão de papéis pelo uso de dados e informações que passam a ser armazenadas em sistemas, as etapas produtivas também ficam mais ágeis, o que impacta na redução de custo. Isso se dá porque colaboradores passam a dedicar mais tempo em tarefas importantes, abrindo mão de ações repetitivas que passam a ser feitas pelo sistema automatizado.

Processos mais eficientes

Por meio da automação, os colaboradores passam a atuar de forma mais estratégica, tornando processos internos mais eficientes. Isso ajuda na tomada de decisão mais assertiva, além de melhorar a integração da cadeia de suprimentos. A área logística é facilmente deixada de lado, porém é uma ponto muito importante para garantir a fidelização dos clientes.

Mais produtividade

Com processos otimizados e integrados, consequentemente temos melhoria na produtividade das equipes e no atendimento aos clientes. Isso porque os profissionais que utilizam uma plataforma de automação conseguem unificar as informações, demandando menos tempo para compartilhar dados importantes na hora em que são solicitados.

Gestão facilitada

A centralização que a automação de processos traz para diferentes setores da empresa, ajuda a manter uma gestão mais horizontal quanto aos dados compartilhados entre os times, o que gera trabalho de forma conjunta, mesmo que cada um esteja em uma área específica.

Monitoramento em tempo real

Ao realizar o acompanhamento dos processos, fica mais fácil verificar se as ações ocorrem como o esperado, o que ajuda a monitorar metas e objetivos. Isso traz mais confiabilidade nas informações recebidas, o que facilita em caso de problemas, que podem ser solucionados de forma mais ágil.

Porque automatizar o monitoramento do saldo de pedidos? 

O recebimento de produtos em empresas de todos os portes é um processo que pode ser complexo. Quando o assunto é varejo, a missão envolve centenas de produtos, logística e armazenamento, e que, se forem feitas de forma manual, podem atrapalhar a execução.

Utilizar sistemas integrados pode ajudar no fluxo de trabalho, garantindo que as equipes de suprimentos façam a gestão do saldo de pedidos e reposição de forma automatizada.

O recebimento de mercadorias faz parte do sucesso da operação logística, impactando toda a cadeia de abastecimento. A gestão de pátio começa muito antes da chegada do produto no depósito, por isso automatizar o monitoramento de pedidos é uma ação que deve ser priorizada.

Quando um negócio tem a real visibilidade do que será recebido, consegue programar toda a logística de forma otimizada.  Já quando o controle é manual, a tendência e que ocorram falhas, que vão desde problemas no recebimento dos produtos, até atrasos e ruptura de estoque para o cliente final.

Monitore o saldo de pedidos com o software da Tempo Certo

Como todo processo operado por pessoas, o recebimento de mercadorias também pode apresentar falhas. 

Atualmente, existem no mercado tecnologias que ajudam a minimizar estes erros. A automação e integração de dados e ferramentas de apoio são fundamentais para alcançar os melhores resultados. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, modernizar e automatizar ações têm relação com a simplificação de tarefas, e não com a sofisticação de processos. Isto é, investir em softwares que otimizam os procedimentos é muito importante para aumentar a produtividade de uma empresa.

Com soluções como o sistema da Tempo Certo, você recebe um pedido de mercadorias com quantidade x de cada item, e na hor do agendamento, o fornecedor informa qual quantidade será entregue, item a item, o que ajuda a ter melhor organização do que e quando será recebido.

Nosso sistema faz o controle da quantidade entregue pelo fornecedor, aliando à quantidade do pedido. Isso ajuda o seu negócio a ir além no controle sobre as etapas de operação logística. 

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