Sistema de gestão de recebimento de entregas

Central de NFe - Você faz pré-digitação das NF-es de recebimento?

24
Abr

Central de NFe - Você faz pré-digitação das NF-es de recebimento?

Você já pensou em fazer a digitação antecipada da nota fiscal eletrônica (NFe) na sua empresa? Atualmente a NFe é um dos grandes facilitadores na logística de um negócio. Além de automatizar processos burocráticos, auxilia na organização e faz com que a tributação seja realizada de forma adequada.

Ter esse processo antecipado traz grandes benefícios para a empresa, como facilidade na coordenação, agilidade na liberação do caminhão, o ganho de tempo e consequentemente dinheiro, você receber somente o que foi autorizado, evita transtornos com clientes e ajuda no equilíbrio de fluxo caixa.

Continue a leitura e veja, com mais detalhes, vantagens da pré-digitação.

Facilita a coordenação

Com a digitação antecipada da NFe, a logística é mais simplificada. Como as informações já estão todas adequadas, o processo é mais confiável e rápido. Assim, é possível organizar o local de descarga e armazenagem de produtos, sem riscos de imprevistos.

Agilidade na liberação do caminhão

É obrigatório que os caminhões transportem as mercadorias com as notas fiscais adequadas. É por meio delas que a fiscalização será feita nos postos fiscais. A parada por muito tempo prejudica a logística de todas as futuras entregas, fazendo com que ocorram atrasos, e sabemos que o quesito tempo pode gerar importantes custos à empresa, além de liberar mais rápido o veículo após a descarga, pois, basta fazer a conferência física dos produtos, sendo que a comercial, fiscal e tributária já foi feita.

Ganho de tempo e dinheiro

É possível economizar tempo e dinheiro com essa automatização. Como os erros são evitados, a empresa não precisará repetir processos ou esperar um prazo a mais para que os equívocos sejam desfeitos. Por exemplo, imagina perceber, só no momento da descarga do caminhão, que o fornecedor mandou a marca errada do produto? Se a falha for percebida bem antes, é possível arrumar a situação rapidamente. Outro ganho, mas financeiro, é saber antes mesmo de confirmar o agendamento se o valor faturado pelo fornecedor foi o acordado no momento da negociação. Assim você pode pedir a correção e economizar dinheiro, antes mesmo de confirmar o recebimento.

Receber somente o que é autorizado por você

Outra vantagem, além de evitar problemas comerciais, cadastrais, tributários, fiscais e logísticos, é que você recebe apenas o que estiver autorizado, já que o sistema faz um controle de autorização do recebimento. Exemplificando: um supermercado que faça pedido aos fornecedores poderá checar a NFe antes de recebê-los. Caso perceba algum erro em relação à quantidade de itens ou valor de cada um deles, por exemplo, pode entrar em contato para reparar o erro ou cancelar o pedido.

Evita transtornos com os clientes

Tendo acesso à NFe antecipadamente, é possível evitar alguns problemas com os clientes. Imagine que tenha sido realizado um pedido de 1000 unidades de determinado produto, por exemplo, mas apenas 100 chegaram devido a alguma falha. O estabelecimento poderia receber os produtos e armazenar, no entanto, isso possivelmente acarretaria na ruptura do produto antes que outro ressuprimento chegasse. Como consequência, clientes que tentassem realizar a compra daquela mercadoria e não conseguissem, ficariam frustrados com a empresa e acabariam comprando no pior lugar possível, seu concorrente.

Auxilia no equilíbrio do fluxo de caixa

Erros no valor ou na tributação do produto, por exemplo, podem fazer com que a empresa tenha que desembolsar uma quantia maior do que a que havia sido prevista. Equívocos como a antecipação indevida na data de pagamento, outro exemplo, podem acarretar em uma desorganização do fluxo de entradas e saídas. Esse desequilíbrio pode ser prejudicial à saúde financeira.

Enfim, são diversas as possíveis falhas das quais ninguém está livre e que podem gerar muitos tipos de transtornos a um estabelecimento. Todo cuidado é pouco ao tratar das responsabilidades do negócio e a digitação antecipada da NFe tende a diminuir tais falhas, além de otimizar o tempo e a facilitar a logística das operações.

Entre em contato conosco e conheça mais sobre como podemos ajudar sua empresa!

Tags:
  • Central de NFe
  • Agendamento
  • Agendamento de entrega
  • gestão de recebimento
  • economia
  • logistica
  • agendamento fixo
  • TempoCerto
  • Tempo Certo
  • Tempo Certo Agendamento
  • Agendamento de cargas
  • Agendamento de carga
  • Custos
  • Janela de descarga
  • Desafios da Logística
  • Gestão de