Sistema de gestão de recebimento de entregas

O que os dashboards podem fazer pela área de recebimento de entregas da sua empresa?

26
Nov

O que os dashboards podem fazer pela área de recebimento de entregas da sua empresa?

Dashboards são painéis de indicadores que representam o desempenho dos negócios – e de áreas específicas – de uma empresa. Assim como os odômetros/velocímetros de um veículo que mostram a distância percorrida e a velocidade, os dashboards tem o propósito de permitir que os números, mostrados de forma gráfica, sejam acompanhados a fim de que as decisões – preventivas e corretivas, se necessárias – sejam tomadas com mais segurança, agilidade e assertividade.

Assim, como o motorista que acompanha a velocímetro do seu veículo e, com base nos números mostrados, pode manter a velocidade ou, ainda, decidir rapidamente pisar no freio ou no acelerador, os dashboards com informações operacionais e estratégicas permitem que os tomadores de decisões possam agir com mais efetividade.

Diferentemente dos relatórios, os dashboards se propõem a mostrar os números através de um visual atraente, simples e muito intuitivo, justamente para que não se perca tempo com análises complexas.

RECEBIMENTO DE ENTREGAS

Inúmeros sistemas como, por exemplo, os sistemas de gestão empresarial ou ERPs (Enterprise Resource Planning) possuem dashboards que visam apoiar as empresas no controle total de suas informações. A área de logística, em específico, também pode usufruir dos dashboards e impactar de forma positiva no recebimento de entregas e, por sua vez, no resultado global da empresa.

O desempenho da área de recebimento de entregas pode ser comprovado, de maneira muito prática e simples, através das prateleiras sempre abastecidas, e por sua vez, dos clientes que se sentem satisfeitos ao encontrar o que procuram. Dashboards, neste sentido, permitem que o responsável/gestor da área possa analisar todos os fatores que influenciam os processos de entregas.

Em um estabelecimento onde o recebimento de entregas acontece em grande volume, e é imprescindível agilizar diariamente a carga e a descarga de caminhões, qualquer erro pode acarretar em horas de ociosidade nos pátios e em perdas monetárias.

Os empregados da área não devem – e na verdade, não podem – ficar “correndo atrás” de soluções para as notas fiscais que, ao serem entregues pelo motorista do caminhão, estão com datas de vencimento incorretas ou possuem algum tipo de inconsistência tributária. Também não há explicação aceitável para o tempo absurdo que muitas vezes precisa ser dispensado nos agendamentos com os fornecedores.

Estas situações críticas, e inúmeras outras, prejudicam os resultados de qualquer negócio, mas podem ser facilmente acompanhadas através de dashboards – e o mais importante, revertidas! Responsáveis e gestores da área devem ser capazes de responder todo tipo de questionamentos a respeito das entregas da sua empresa.

Dúvidas nas respostas são um forte indício de que algo está errado. A falta de informações ou o “achômetro” – palavra popular que designa apenas uma opinião, um ponto de vista sem fundamento – não tem vez para quem leva a sério o recebimento de entregas e sabe que esta é uma área crítica e, proporcionalmente, impactante em termos de receitas e despesas.

E por falar em "achômetro", considerando a dinâmica da sua empresa para realizar o recebimento de entregas, você é capaz de responder a estas 5 perguntas com informações concretas e números exatos?

  1. Quantos agendamentos de entrega foram solicitados, cancelados, confirmados e estão pendentes para hoje?
  2. Qual o percentual médio de ocupação de cada um dos pontos de entrega/docas?
  3. Qual o tempo médio previsto para iniciar e finalizar cada uma das descargas?
  4. Qual o tempo total que cada um dos caminhões leva na sua empresa, da entrada no pátio, entrega da Nota Fiscal até a finalização efetiva da descarga?
  5. Qual são os status de descarga de cada um dos locais de recebimento/docas neste exato momento?

As respostas – e não as perguntas – podem mostrar como anda a gestão do recebimento de entregas da sua empresa. Hesitação, dúvida ou imprecisão acendem uma luz vermelha sinalizando a necessidade urgente de um maior controle da área. E não é possível controlar, e nem melhorar, aquilo que não se conhece. Informações são importantes para o antes, o durante e o depois de cada tomada decisão.

Por sua vez, uma luz amarela de alerta se acende se você tem as respostas, mas a custo de muito esforço para juntá-las e analisá-las.

Mas, voltando ao título do artigo: "O que os dashboards podem fazer pela área de recebimento de entregas da sua empresa?"

Um sistema de gestão de recebimento de entregas e seus dashboards podem ajudar às empresas que não possuem informações e, também, àquelas onde as informações estão disponíveis – em documentos, planilhas, e-mails, entre outros –, mas demandam muito esforço para serem analisadas.

Integração das informações, acompanhamento dos processos em tempo real, visualização antecipada de riscos e ameaças, identificação de oportunidades, melhor utilização e realocação de recursosassertividade nas tomadas de decisão são apenas alguns motivos para investir em dashboards e aumentar a capacidade de gestão de recebimentos de entregas da sua empresa. [ Autor: C.I. ]

Com o Tempo Certo você e sua empresa podem acompanhar o ciclo de vida das suas entregas, antecipar a digitação de notas fiscais, receber seus fornecedores com hora marcada, diminuir o retrabalho e agilizar os tempos de carga e descarga.

Nossos dashboards são fáceis de utilizar e muito intuitivos. Ganhe tempo visualizando somente as informações que são importantes e necessárias para melhorar a gestão do recebimento de entregas da sua empresa.

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