Sistema de gestão de recebimento de entregas

Pontualidade fortalece relacionamento da sua empresa com o mercado

14
Jan

Pontualidade fortalece relacionamento da sua empresa com o mercado

Não é à toa que o relógio mais famoso do mundo - o Big Ben - fica na Inglaterra. Afinal, os ingleses são conhecidos no mundo todo por sua pontualidade.

Aqui no Brasil, na contramão do bom hábito dos ingleses, atrasar-se para um compromisso é algo natural para a maioria dos brasileiros. Inclusive não é incomum driblar os atrasos marcando compromissos 15 ou 30 minutos antes da hora realmente pretendida.

Levando-se em consideração a etiqueta social, a atenção ao horário marcado demonstra, entre outras qualidades, boa educação e respeito com as pessoas. E, assim como na vida pessoal, a pontualidade também é bem-vinda no âmbito profissional. Compromissos agendados e cumpridos são o ponto de partida para estabelecer uma primeira boa impressão seja em uma entrevista de emprego, reunião de negócios, visita ao cliente ou atendimento aos fornecedores.

Além da boa impressão, o cumprimento de horário demonstra seriedade e compromisso. Ao cumprir seus horários, a empresa está passando uma mensagem muito clara de que o seu tempo e o tempo da outra parte envolvida são importantes e, portanto, não podem ser negligenciados.

Por outro lado, quando a empresa não se compromete com a pontualidade, o resultado é proporcionalmente desastroso. O descuido com a agenda de compromissos envolvendo seus clientes e fornecedores afeta não somente no atendimento pontual, mas no relacionamento de forma mais ampla. O desgaste das relações, a médio e longo prazo, acontece gradativamente. É como um pingo d’água em uma superfície: no início parece inofensivo, mas aos poucos, ao se tornar constante, revela-se de alguma forma prejudicial.

Nas empresas, por exemplo, horários que não são cumpridos geram uma série de desqualificadores que afetam diretamente as relações profissionais. No atendimento aos clientes, deixá-los esperando resulta em estresse, impaciência e contribui para a construção de uma imagem negativa a respeito da empresa. Com os fornecedores - por exemplo, na área de recebimento de entregas -, atrasos geram comentários sobre a desorganização, o despreparo e o desrespeito para com os profissionais que ficam com seus caminhões em filas esperando para iniciar suas descargas e, finalmente, finalizar seus trabalhos.

Os impactos do não cumprimento de horários e agendas são mais abrangentes do que muitas empresas podem supor e não geram somente insatisfação ou frustração momentânea por não terem sido atendidos conforme o combinado.

É certo que qualquer um que seja obrigado a desperdiçar seu tempo à espera de qualquer tipo de atendimento pode ter alguma tolerância com eventuais imprevistos, uma vez que todos estamos sujeitos, em algum momento, aos contratempos. No entanto, empresas em que os atrasos são práticas comuns perdem a oportunidade de mostrar sua eficiência – e mais do que isso, reforçam sua ineficiência.

Os sites de reclamações, como o Reclame Aqui e o Consumidor – e dezenas de outros – estão repletos de relatos e avaliações negativas acerca dos prazos que não são cumpridos, seja para entrega ou troca de um produto, realização de um serviço, envio de uma fatura ou simples retorno de uma informação. “Descaso”, “desrespeito”, “desorganização” e “despreparo” são apenas algumas das palavras citadas nesses depoimentos.

Por outro lado, atendimentos realizados conforme o dia e horário marcados – e, portanto, avaliados positivamente – contribuem para fortalecer o relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros. Afinal, leva tempo para conquistar a confiança de um cliente, mas para quebrá-la bastam apenas alguns atrasos. [ Autor: C.I. ]


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