Sistema de gestão de recebimento de entregas

Quais são os custos da área de recebimento de entregas da sua empresa?

17
Mar

Quais são os custos da área de recebimento de entregas da sua empresa?

A área de recebimento de entregas pode ser um território fértil em termos de custos relativos a ineficiência de processos. A movimentação constante de caminhões, a grande quantidade de produtos e o volume diário de informações associados com a necessidade de executar o trabalho com agilidade e exatidão contribuem para que erros possam acontecer com maior frequência.

Toda tarefa executada por um ser humano é passível de erros. O dito popular "errar é humano" é a explicação mais comumente usada quando algo planejado sai fora dos eixos e o resultado acaba sendo algo negativo e que, obviamente, não estava previsto.

Errar é humano, sim. Mas permanecer no erro pode ser uma escolha, principalmente quando o que está em jogo é o trabalho de muitas pessoas e os lucros da empresa. Portanto, entre errar e escolher errar há uma grande diferença.

A área de recebimento de entregas erra quando a ineficiência e as dificuldades geram retrabalho e influenciam, de alguma forma, no resultado da operação. Caminhões que ficam longos períodos à espera para iniciar suas descargas e notas fiscais que, ao serem entregues pelos motoristas, simplesmente não conferem com o que foi solicitado pela empresa são exemplos clássicos de que há falhas no processo. Este cenário acende uma luz amarela alertando ao responsável pela área que o processo funciona, mas precisa ser melhorado.

Quando as falhas, por exemplo, de comunicação e nas informações, já estão incorporadas no dia a dia do trabalho e são aceitas pela maioria das pessoas com resignação, ou, ainda, quando os contratempos são vistos como algo "normal" e até mesmo são esperados e fazem parte da rotina diária da empresa, acende-se uma luz vermelha.
 
O vermelho alerta para o perigo. Aceitar com passividade que há dificuldades no processo e negligenciar os efeitos que estes problemas podem causar no dia a dia dos trabalhadores, no relacionamento com os fornecedores e, enfim, nos resultados da empresa é dar razão para a ineficiência e negligenciar os custos diários da área de recebimento de entregas.

Para entender melhor o que está em jogo, visualize um único dia de recebimento de entregas da sua empresa. Considere o número de empregados envolvidos - diretos e indiretos, os salários e os encargos. Faça um levantamento do número de interações necessárias com um dos seus fornecedores e quantas ligações, e-mails e horas de trabalho para que um determinado caminhão de produtos esteja, agora, parado no pátio da sua empresa à espera para iniciar seu processo de descarga. Agora vá mais além: tome como exemplo uma única nota fiscal, o processo de conferência com o pedido e os esforços necessários para corrigir uma inconsistência tributária.

Pois bem. Imagine esta situação e multiplique conforme o volume de entregas diárias da sua empresa. Lembre-se, novamente, dos empregados, e-mails, ligações, horas de trabalho, fornecedores, caminhões, notas fiscais, pedidos e você terá os custos da área de recebimento de entregas da sua empresa. [ Autor: C.I. ]

Com estes custos em mãos, responda rápido, sem hesitar: qual luz você visualiza?

Em outras palavras: seus custos estão no verde, amarelo ou vermelho?  


A Tempo Certo tem a solução perfeita para otimizar os custos da área de recebimentos de entrega da sua empresa, independente dos problemas ou dificuldades e do quanto você gostaria – ou precisa! - melhorar seus processos.

Se os custos da área estão muito além do planejado, se estão em um nível mediano ou até mesmo aceitável, nós temos como ajudá-lo conforme a sua demanda específica.

Clique aqui para entrar em contato e saber o que temos a oferecer para a sua empresa.

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

LEIA TAMBÉM: O que os dashboards podem fazer pela área de recebimento de entregas da sua empresa?

Tags:
  • - Custos
  • - Logística
  • - Tempo Certo
  • - Sistema de Gestão de Recebimento de Entregas
  • - Solução para Recebimento de Entregas