Sistema de gestão de recebimento de entregas
A área de recebimento de entregas pode ser um território fértil em termos de custos relativos a ineficiência de processos. A movimentação constante de caminhões, a grande quantidade de produtos e o volume diário de informações associados com a necessidade de executar o trabalho com agilidade e exatidão contribuem para que erros possam acontecer com maior frequência.
Toda tarefa executada por um ser humano é passível de erros. O dito popular "errar é humano" é a explicação mais comumente usada quando algo planejado sai fora dos eixos e o resultado acaba sendo algo negativo e que, obviamente, não estava previsto.
Errar é humano, sim. Mas permanecer no erro pode ser uma escolha, principalmente quando o que está em jogo é o trabalho de muitas pessoas e os lucros da empresa. Portanto, entre errar e escolher errar há uma grande diferença.
A área de recebimento de entregas erra quando a ineficiência e as dificuldades geram retrabalho e influenciam, de alguma forma, no resultado da operação. Caminhões que ficam longos períodos à espera para iniciar suas descargas e notas fiscais que, ao serem entregues pelos motoristas, simplesmente não conferem com o que foi solicitado pela empresa são exemplos clássicos de que há falhas no processo. Este cenário acende uma luz amarela alertando ao responsável pela área que o processo funciona, mas precisa ser melhorado.
Quando as falhas, por exemplo, de comunicação e nas informações, já estão incorporadas no dia a dia do trabalho e são aceitas pela maioria das pessoas com resignação, ou, ainda, quando os contratempos são vistos como algo "normal" e até mesmo são esperados e fazem parte da rotina diária da empresa, acende-se uma luz vermelha.
O vermelho alerta para o perigo. Aceitar com passividade que há dificuldades no processo e negligenciar os efeitos que estes problemas podem causar no dia a dia dos trabalhadores, no relacionamento com os fornecedores e, enfim, nos resultados da empresa é dar razão para a ineficiência e negligenciar os custos diários da área de recebimento de entregas.
Para entender melhor o que está em jogo, visualize um único dia de recebimento de entregas da sua empresa. Considere o número de empregados envolvidos - diretos e indiretos, os salários e os encargos. Faça um levantamento do número de interações necessárias com um dos seus fornecedores e quantas ligações, e-mails e horas de trabalho para que um determinado caminhão de produtos esteja, agora, parado no pátio da sua empresa à espera para iniciar seu processo de descarga. Agora vá mais além: tome como exemplo uma única nota fiscal, o processo de conferência com o pedido e os esforços necessários para corrigir uma inconsistência tributária.
Pois bem. Imagine esta situação e multiplique conforme o volume de entregas diárias da sua empresa. Lembre-se, novamente, dos empregados, e-mails, ligações, horas de trabalho, fornecedores, caminhões, notas fiscais, pedidos e você terá os custos da área de recebimento de entregas da sua empresa. [ Autor: C.I. ]
Com estes custos em mãos, responda rápido, sem hesitar: qual luz você visualiza?
Em outras palavras: seus custos estão no verde, amarelo ou vermelho?
A Tempo Certo tem a solução perfeita para otimizar os custos da área de recebimentos de entrega da sua empresa, independente dos problemas ou dificuldades e do quanto você gostaria – ou precisa! - melhorar seus processos.
Se os custos da área estão muito além do planejado, se estão em um nível mediano ou até mesmo aceitável, nós temos como ajudá-lo conforme a sua demanda específica.
Clique aqui para entrar em contato e saber o que temos a oferecer para a sua empresa.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
LEIA TAMBÉM: O que os dashboards podem fazer pela área de recebimento de entregas da sua empresa?