21 maio Mitos e verdades sobre a gestão de pátio no varejo
A gestão de pátio no varejo precisa unir eficiência e agilidade. Esses são aspectos fundamentais, mas que muitas vezes geram dúvidas e incertezas quanto à realização do processo. Entre mitos e percepções distorcidas, é hora de esclarecer o que realmente ocorre nos bastidores dos pátios de grandes centros de distribuição e como a automação está revolucionando essa área, especialmente com a aplicação de soluções como a da Tempo Certo.
Confira abaixo os mitos e verdades sobre a gestão de pátio no varejo e saiba como ter uma operação mais ágil e transparente.
Mito 1: a gestão de pátio é simples e não precisa de automação
Verdade: a gestão de pátio é complexa e envolve múltiplas variáveis. Diariamente dezenas de pedidos podem chegar para o varejo e a falta de visibilidade compromete a descarga, podendo criar congestionamento e longas paradas das transportadoras. Esse trabalho inclui a coordenação de recebimento, despacho, movimentação de cargas e a programação de docas e recursos humanos. Portanto, além de ser uma operação complexa, a automação é o caminho mais eficiente para uma visibilidade e total controle da gestão de pátio.
Mito 2: a descarga sempre é demorada
Verdade: quando há organização prévia na sua gestão de pátio, a entrega é muito mais ágil e intercorrências podem ser evitadas. Clientes que utilizam a Tempo Certo nesse processo já relataram a redução de até 50% no tempo de descarga, o que resulta na possibilidade de dobrar o volume de pedidos recebidos por dia.
Além disso, o agendamento prévio e a padronização desse processo ajudam a equipe a se preparar com antecedência, encaixar entregas não previstas e ter a equipe a postos assim que o caminhão chega.
Mito 3: A nota fiscal é conferida no ato da entrega
Verdade: com a automação, sua equipe pode solicitar o envio da NF-e no momento do agendamento da entrega e conferir previamente o documento. Assim, é possível identificar a falta de produtos no pedido ou itens a mais e tratar antes do deslocamento para entrega. Na chegada à doca, a última conferência é muito mais rápida e com volume consideravelmente inferior de erros.
Mito 4: a automação é um custo extra que não traz grandes benefícios
Verdade: o uso da tecnologia correta na gestão de pátio pode representar um investimento inicial, mas os benefícios superam em muito esse custo. A automação reduz erros humanos, melhora a eficiência operacional e diminui os tempos de espera e ociosidade. Além disso, proporciona uma visão mais clara e dados em tempo real que ajudam na tomada de decisões mais informadas e estratégicas.
No contexto atual, onde a rapidez na entrega e a precisão são essenciais para a satisfação do cliente, a automação é fundamental para a gestão de pátio eficiente. Isso não só acelera o processo como reduz substancialmente a probabilidade de erros e atrasos, que podem custar caro em um ambiente competitivo.
Para saber mais sobre uma gestão de pátio eficiente e boas práticas do setor, continue acompanhando nossos conteúdos.