10 abr Gestão de pátio no varejo: como o processo impacta a experiência do cliente
Além de ser uma dor de cabeça para o gestor varejista, a ruptura de produtos é uma das principais razões para a perda de clientes no varejo. Isso porque, quando não encontra aquele produto que tanto gostaria de adquirir, seu consumidor acaba procurando outro local – e dificilmente volta. E você sabia que é a sua gestão de pátio que pode impactar neste processo e acabar prejudicando a experiência do cliente?
Veja neste post como organizar sua gestão de pátio e garantir um impacto positivo lá na ponta!
Ruptura na gôndola: um problema de alto custo
Quando você sai de casa para ir até um determinado ponto de varejo para comprar algo, qual a sensação que tem ao ver que o produto está em falta? A chamada ruptura na gôndola é um problema complexo para o varejo, ainda mais em tempos de concorrência do e-commerce.
Isso porque é essencial manter uma experiência positiva do cliente quando ele vai até o seu estabelecimento. A falta de produtos ou ainda o atraso no recebimento de alguma mercadoria aguardada pelo varejista, pode resultar na perda do cliente.
Estima-se que a falta de produto na prateleira seja responsável por cerca de 42% das perdas de vendas e de clientes.
Por isso, o processo de abastecimento dos estoques precisa ser bem estruturado. É aí que entra sua gestão de pátio!
Organização dos recebimentos: segredo para evitar rupturas na gôndola
Quando o varejo conta com uma boa organização para recebimento das mercadorias, consegue mitigar boa parte de atrasos e consequentes rupturas da gôndola. Isso porque uma boa gestão de pátio proporciona uma série de ganhos que vai muito além do agendamento do horário da descarga.
Quando a gestão de pátio é automatizada, o gestor varejista pode:
– Agendar dia e hora para recebimentos e atrasar ou antecipar essa chegada;
– Conferir a nota fiscal antes do pedido chegar, evitando que algum produto seja esquecido;
– Preparar a equipe de recebimento com antecedência, agilizando o processo de descarga para o estoque;
– Monitorar de forma online as solicitações de entregas e o fluxo de recebimentos;
– Ter um padrão na gestão de pátio e reduzir custos e tempo neste processo.
Gestão de pátio e experiência do cliente – o impacto que todo varejista quer
Como você pode ver, a perda de clientes por conta da falta de mercadorias é um problema que pode ser evitado. Mais do que isso: é possível ter uma gestão eficiente de estoque e de reposição na gôndola, mantendo produtos com boa validade e novidades sempre.
Esse cuidado, que fideliza o consumidor e proporciona uma experiência de alto nível para o cliente, começa na gestão de pátio. A organização do recebimento dos seus pedidos é essencial para evitar perdas, falta de produtos ou ainda atrasos e problemas de entregas.
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