17 out O papel dos indicadores de desempenho na logística de distribuição
A logística de distribuição é uma peça fundamental na operação das empresas e para abastecer os estoques. O fluxo eficiente das mercadorias entre os centros de distribuição (CDs) e as lojas físicas é determinante para garantir que o estoque esteja disponível no momento certo. Manter uma boa gestão de pátio garante não só o fluxo eficiente de distribuição, como também evita ruptura e indiretamente, afeta positivamente a experiência do cliente. Neste contexto, os indicadores de desempenho são fundamentais para mensurar a eficiência da logística de distribuição e garantir a produtividade da operação.
Mas você conhece os principais indicadores de desempenho na logística de distribuição e como eles podem impactar o seu negócio? Confira neste artigo os principais KPIs de logística e como eles vão tornar a sua gestão de pátio mais transparente, eficiente e lucrativa.
A logística de distribuição e o impacto nos negócios
O mercado, especialmente o varejo, depende de uma logística de distribuição ágil e eficiente para garantir que as lojas estejam devidamente abastecidas, especialmente em tempos de alta demanda. Quando se trata de redes varejistas, há ainda o desafio entre receber os pedidos nos centros de distribuição e repassá-los às lojas, de modo que estas estejam sempre com o estoque devidamente abastecido.
Sem precisão na distribuição, o desabastecimento, atraso e pátios lotados são consequências comuns para os negócios. Com isso, perde-se em venda, em tempo e se tem um gasto superior na logística. Para o setor supermercadista, por exemplo, que segundo levantamento da XP Investimentos, teve R$ 611,2 bilhões de faturamento no ano de 2022, a falta de controle da distribuição afeta consideravelmente o lucro.
Para gerenciar essa operação de forma eficaz, os KPIs são essenciais. Veja os indicadores que você pode incluir na sua operação:
On-Time Delivery (OTD) – Entrega no Prazo: esse indicador mede a porcentagem de entregas realizadas dentro do prazo acordado. É fundamental para a garantia de abastecimento da gôndola, pois atrasos podem resultar em prateleiras vazias e perda de vendas.
Taxa de Ruptura de Estoque: a ruptura de estoque, ou seja, quando um item está indisponível para venda, é um dos maiores problemas no varejo. Monitorar a taxa de ruptura entre CDs e lojas permite identificar falhas no planejamento e no abastecimento. Esse KPI também mede a eficiência da distribuição e auxilia na otimização do reabastecimento.
Lead Time Logístico: refere-se ao tempo total gasto desde o momento em que o pedido sai do centro de distribuição até a chegada à loja. Quanto menor for o lead time, mais eficiente é a operação logística. Reduzir esse tempo contribui para uma maior flexibilidade, especialmente em ambientes de alta variabilidade de demanda.
Tempo de Pátio: outro indicador que vale para mensurar a eficiência logística é o tempo de pátio do veículo. Quanto mais tempo ele fica parado esperando pela descarga, mais ineficiente é o processo de agendamento. Isso porque um agendamento eficiente e que proporcione visibilidade à operação garante um fluxo contínuo, evitando filas ou demoras no recebimento dos pedidos.
Taxa de Ocupação da Doca: as docas são áreas estratégicas no processo de carga e descarga. Monitorar a taxa de ocupação das docas ajuda a entender se elas estão sendo utilizadas de forma eficiente ou se há períodos de subutilização ou excesso de demanda.
A importância do agendamento de entregas na gestão de pátio
Um ponto crucial na logística de distribuição, especialmente entre CDs e lojas, ou entre fornecedor e loja, é o agendamento de entregas. O gerenciamento de pátios, que envolve a organização da agenda e do fluxo de caminhões, o controle da chegada, estacionamento, carga e descarga de veículos pode ser um desafio quando não há uma organização eficiente.
O agendamento de entregas automatizado permite uma gestão mais organizada do fluxo de caminhões, evitando congestionamentos e aumentando a produtividade. Isso porque, além de ter toda a gestão em um único ambiente, com uma agenda integrada, a gestão automatizada adianta processos, como a conferência antecipada de nota fiscal.
Além disso, quem automatiza a gestão de pátio com a Tempo Certo pode extrair relatórios completos para acompanhar os indicadores e identificar gargalos. Assim, com dados eficientes e visibilidade da operação, pode atuar proativamente na melhoria contínua da logística, eliminando gargalos ou atrasos.
O Grupo Muffato, por exemplo, aumentou em 50% a capacidade diária de recebimento de pedidos ao organizar a sua gestão de pátio com a Tempo Certo. Os indicadores acompanhados através dos dados coletados em nossa plataforma apontam oportunidades de melhoria, levando a uma gestão muito mais eficiente.
Portanto, o agendamento de entregas, aliado ao monitoramento dos KPIs corretos, é determinante para uma gestão de pátio eficiente e para garantir que o fluxo de mercadorias ocorra sem interrupções. Empresas que utilizam esses indicadores para orientar suas decisões estão mais bem preparadas para enfrentar os desafios logísticos, maximizando a eficiência e atendendo melhor seus clientes.