Transit time: como a gestão de pátio impacta nesse indicador

Na gestão de transportes e entregas, muitos indicadores ajudam a mensurar a eficiência operacional. Um deles é o transit time. Profissionais dos setores de logística e distribuição já estão habituados com o termo. Mas, afinal, o que de fato o chamado transit time representa para um negócio e quais aspectos podem torná-lo mais eficiente? Confira aqui as dicas que separamos e saiba como a gestão de pátio impacta neste processo.

Entendendo o transit time e sua representatividade na logística

O transit time é um indicador macro, que diz respeito ao tempo decorrido do momento em que uma entrega começa até que seja concluída. Também é usada para mensurar tempo de deslocamento entre um ponto e outro – uma entrega em um cliente até a entrega em outro, por exemplo.

No caso das varejistas, ele pode ser utilizado, ainda, para mensurar o tempo de deslocamento entre uma unidade e outra, ou entre Centro de distribuição e loja. Para grandes distribuidoras, contam também o tempo entre um cliente e outro, somando o período em trânsito e ainda o tempo que se levou para a entrega ser efetivada.

Ou seja: não estamos falando somente sobre o tempo em que o caminhão esteve em rota, mas todo o processo que levou para que determinado pedido fosse concluído, levando em consideração o trabalho de entrega, de fato.

Esse indicador é essencial para quem deseja ter maior controle da operação e impulsionar a melhoria contínua, visto que ajuda a avaliar a eficiência do fluxo de entrega.

E você sabia que, além de soluções como roteirizadores, que ajudam a criar percursos mais eficientes para o escoamento das entregas, a gestão de pátio pode contribuir com um transit time mais eficiente? Te explicamos como, abaixo.

Gestão de pátio e transit time: alcançando a performance de excelência

Quando uma rede varejista conta com um sistema integrado de gestão de pátios ou ainda o cliente disponibiliza essa ferramenta para que a transportadora realize o agendamento das entregas, todo o processo é mais simples. Isso acontece porque uma agenda integrada e um sistema de agendamentos prévios reduzem consideravelmente o tempo de espera para a descarga no estoque.

Assim, a gestão de pátio automatizada contribui para uma organização realmente eficiente desse processo de recebimento das mercadorias. Outro destaque é que ferramentas de automação como a da Tempo Certo proporcionam a conferência antecipada da nota fiscal, o que agiliza na hora da entrega. Quanto menos tempo o caminhão precisar esperar para descarregar e menos intercorrências forem registradas na entrega do pedido, menor o transit time.

Outras questões que valem ser consideradas para um transit time mais eficiente:

Agilidade no processo de check-in e check-out

O processo de entrada e saída de caminhões no pátio torna-se significativamente mais rápido com a automação. Sistemas de identificação automática, como RFID e código de barras, permitem um rápido registro dos veículos assim que entram no pátio, eliminando filas e atrasos desnecessários.

Otimização do fluxo de tráfego

A gestão de pátio inteligente evita congestionamentos através de uma agenda bem estruturada, garantindo que os veículos sejam carregados e descarregados rapidamente. Com a programação, o tempo gasto no pátio é minimizado, permitindo que os caminhões voltem para a estrada mais rapidamente.

Comunicação transparente e redução de erros

A automação melhorou a comunicação entre as empresas de entregas, operadores de pátio e gerentes de logística. As informações críticas são transmitidas instantaneamente, o que reduz erros humanos, como agendamento duplicado, agilizando todo o processo logístico e reduzindo o tempo de trânsito.

Esses são alguns exemplos práticos de benefícios que a automação traz para a sua operação. Para saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando nossos conteúdos!