25 abr Grupo Muffato aumenta em 50% volume diário de entregas com apoio de solução da Tempo Certo
Sexto maior grupo varejista do país, com mais de 49 anos de história e mais de 19 mil colaboradores, o grupo Muffatto investe em inovação para agilizar seu processo de recebimento, descarga e abastecimento de estoques. A companhia adotou a solução da Tempo Certo, que proporciona o agendamento prévio da rotina de recebimentos, conferência antecipada de notas fiscais e maior controle do dia a dia nas docas.
Entre os ganhos estão o aumento do volume diário de entregas recebidas nos pontos de atacarejo do grupo. De acordo com Igor Gonçalves Novais, Supply Manager, a combinação de otimização interna com a tecnologia fez com que o volume passasse de 80 para 120 entregas diárias, entre carros, carretas e outros veículos:
“Nosso desejo é chegar a 180 entregas ao dia e com a solução da Tempo Certo passamos a ter mais visibilidade sobre a rotina dos pátios. Acompanhamos desde o agendamento até a chegada, descarga e saída de cada caminhão, identificando e tratando gargalos para mais eficiência no processo”.
O tempo médio de entrega de cada veículo, após a implantação do sistema, caiu de 5 para duas horas. “Agora temos entregas fixas, além de agendamentos prévios muito mais eficientes. Ao agendar, o fornecedor já envia antecipadamente a nota fiscal do produto, que pode ser conferida previamente, evitando a necessidade de ajustar erros na hora em que o caminhão está no ponto de descarga. Assim, tratamos divergências e otimizamos todo o processo”, reforça o executivo.
Atualmente, a solução da Tempo Certo já é utilizada em duas lojas de atacarejo e mais seis centros de distribuição do Grupo Muffato, que deve expandir o uso da tecnologia para novos pontos que serão abertos, especialmente na capital paulista. São mais de mil fornecedores que realizam entregas nestes locais.
Marcelo Sardagna, CEO da Tempo Certo, explica que o sistema tem como diferencial um dashboard intuitivo que facilita a tomada de decisão no setor de logística do varejo:
“A companhia tem visibilidade sobre a sua agenda de recebimentos, pode tratar qualquer inconsistência, visualizar particularidades de alguns fornecedores e ainda garantir que não haja erros de entrega com a conferência antecipada das notas”.
Novais salienta que a escolha pela solução ocorreu, principalmente, pelo fato de que ela pode ser configurada de acordo com as particularidades do negócio:
“A organização das nossas entregas se dá conforme as regras de negócio do Grupo Muffato e a solução se adequou perfeitamente às nossas necessidades”.