{"id":243,"date":"2022-09-20T14:18:45","date_gmt":"2022-09-20T17:18:45","guid":{"rendered":"https:\/\/bridge424.qodeinteractive.com\/?p=243"},"modified":"2023-06-13T14:19:07","modified_gmt":"2023-06-13T17:19:07","slug":"aquilo-que-nao-se-pode-medir-nao-se-pode-melhorar","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/tempocerto.inf.br\/blog\/aquilo-que-nao-se-pode-medir-nao-se-pode-melhorar\/","title":{"rendered":"Aquilo que n\u00e3o se pode medir, n\u00e3o se pode melhorar"},"content":{"rendered":"\t\t
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Aquilo que n\u00e3o se pode medir, n\u00e3o se pode melhorar<\/strong>
William Thomson \u2013 ou Lord Kelvin, como ficou mais conhecido \u2013 sabia que a medi\u00e7\u00e3o era imprescind\u00edvel para que seus estudos e experimentos pudessem produzir resultados consistentes.<\/p>

O enfoque na medi\u00e7\u00e3o dado pelo matem\u00e1tico e f\u00edsico irland\u00eas originou a escala Kelvin de temperatura onde o ponto nulo \u2013 ou frio absoluto \u2013 equivale a -273o C. Utilizada at\u00e9 os dias de hoje, a escala termodin\u00e2mica \u00e9 conte\u00fado obrigat\u00f3rio das aulas de ci\u00eancias.<\/p>

REFLEX\u00c3O DE KELVIN X RECEBIMENTO DE ENTREGAS<\/strong><\/p>

A reflex\u00e3o pr\u00e1tica \u201cAquilo que n\u00e3o se pode medir, n\u00e3o se pode melhorar\u201d<\/strong> teve origem na f\u00edsica, mas tornou-se imprescind\u00edvel para in\u00fameras outras \u00e1reas. As medi\u00e7\u00f5es originalmente utilizadas nas ci\u00eancias exatas revelaram-se extremamente relevantes para as \u00e1reas da informa\u00e7\u00e3o e do conhecimento e, nos dias de hoje, t\u00eam desempenhado um papel fundamental na melhoria de processos relacionados \u00e0 gest\u00e3o empresarial e ao amplo conjunto de a\u00e7\u00f5es e estrat\u00e9gias aplicadas aos neg\u00f3cios.<\/p>

Mas o que a reflex\u00e3o de Kelvin acerca das medi\u00e7\u00f5es tem a ver com o recebimento de entregas da sua empresa?<\/strong><\/p>

Basicamente, tudo! As respostas que voc\u00ea, como dono do neg\u00f3cio ou respons\u00e1vel pela \u00e1rea de log\u00edstica\/comercial, dar\u00e1 aos cinco questionamentos abaixo poder\u00e3o confirmar algo que voc\u00ea j\u00e1 conhece. Ou, ainda, apresentar um novo cen\u00e1rio que, talvez, nunca esteve t\u00e3o claro em sua mente.<\/p>

Para responder estas perguntas \u00e9 preciso ter em m\u00e3os as medi\u00e7\u00f5es \u2013 os n\u00fameros! Por exemplo: se seus fornecedores normalmente encaram duas horas de fila no p\u00e1tio da sua empresa e levam mais uma hora e meia para efetivamente iniciar e finalizar uma descarga, voc\u00ea tem informa\u00e7\u00e3o e conhecimento suficientes para propor melhorias e diminuir este tempo de ociosidade em, pelo menos 50% – ou qualquer outro percentual que voc\u00ea achar mais adequado.<\/p>

Por outro lado, se voc\u00ea tem apenas o conhecimento de que seus fornecedores ficam parados na fila at\u00e9 descarregarem seus caminh\u00f5es, como \u00e9 poss\u00edvel reduzir 50% desta ociosidade? \u00c9 imposs\u00edvel reduzir 50% de algo que voc\u00ea n\u00e3o conhece!<\/p>

Ent\u00e3o… vamos \u00e0s perguntas!<\/p>

1. Como a sua empresa est\u00e1 trabalhando para realizar o recebimento de entregas e, principalmente, quais s\u00e3o os pontos fortes<\/strong> (vantagens, diferenciais, oportunidades) e pontos fracos<\/strong> (limita\u00e7\u00f5es, inefici\u00eancias, fragilidades, atrasos, gargalos) da \u00e1rea?<\/p>

2. Neste exato momento, qual a situa\u00e7\u00e3o do recebimento de entregas<\/strong> da sua empresa? O que, quem e onde est\u00e1 sendo entregue determinado produto? Quantas agendas est\u00e3o confirmadas para hoje? Quais os tempos m\u00e9dios de carga e descarga previstos para cada um dos seus fornecedores? Quantas e quais notas fiscais foram confrontadas com os pedidos e efetivamente confirmadas? Qual o percentual de ocupa\u00e7\u00e3o de cada um dos locais de carga\/descarga?<\/p>

3. Qual o custo operacional<\/strong> da \u00e1rea de recebimento de entregas? Quantos e quais s\u00e3o os recursos envolvidos para atender cada caminh\u00e3o que chega a sua empresa todos os dias? Quanto sua empresa est\u00e1 perdendo \u2013 e deixando de lucrar! \u2013 com erros, retrabalhos, atrasos, perdas, ociosidades, acidentes, multas e insatisfa\u00e7\u00e3o de fornecedores e clientes?<\/p>

4. Voc\u00ea consegue acessar com agilidade as informa\u00e7\u00f5es e, sempre que necess\u00e1rio, tomar decis\u00f5es r\u00e1pidas<\/strong> a fim de resolver imprevistos e situa\u00e7\u00f5es pontuais que, naturalmente, podem ocorrer no dia a dia da \u00e1rea?<\/p>

5. De modo geral, o recebimento de entregas da sua empresa est\u00e1 em um n\u00edvel considerado adequado ou n\u00e3o? Levando-se em considera\u00e7\u00e3o o volume de entregas, a assiduidade dos fornecedores, os tempos de descarga, entre outros fatores, voc\u00ea acredita ser necess\u00e1rio \u2013 e at\u00e9 mesmo urgente! \u2013 investir em melhorias?<\/strong><\/p>

Ao confirmar o que voc\u00ea j\u00e1 sabia ou revelar algo novo, as medi\u00e7\u00f5es sempre desempenhar\u00e3o um papel importante para toda empresa que deseja melhorar seus processos, afinal, s\u00e3o os n\u00fameros \u2013 e o conhecimento por tr\u00e1s de valores, percentuais, quantidades, tempos \u2013 que tornam poss\u00edvel identificar problemas, prover informa\u00e7\u00f5es na busca de solu\u00e7\u00f5es e, ainda, levantar oportunidades de crescimento.<\/p>

Obviamente a gest\u00e3o de recebimento de entregas n\u00e3o fazia parte do escopo e do dia a dia de trabalho do f\u00edsico Kelvin, mas a frase \u201cAquilo que n\u00e3o se pode medir, n\u00e3o se pode melhorar\u201d<\/strong> serve como um convite \u00e0 reflex\u00e3o e um incentivo para que voc\u00ea fa\u00e7a uma an\u00e1lise das suas pr\u00e1ticas atuais. [Autor: C.I.]<\/p>

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Se voc\u00ea tem interesse em saber o que um sistema de gest\u00e3o de recebimento de entregas pode fazer pela sua empresa, clique aqui<\/a>.<\/p>

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Conhe\u00e7a o sistema e transforme a gest\u00e3o de p\u00e1tio da sua empresa!\n<\/h2>\t\t<\/div>\n\t\t\t\t<\/div>\n\t\t\t\t\t<\/div>\n\t\t<\/div>\n\t\t\t\t
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