3 dicas práticas para escolher o melhor Sistema de Gestão de Recebimento de Entregas

Todos os dias novas tecnologias surgem para aperfeiçoar processos e trazer melhores resultados para a gestão das empresas e a área de logística não é exceção.

Uma rápida pesquisa na Internet é capaz de comprovar a existência de um número crescente de aplicativos e sistemas preocupados em otimizar processos de carga e descarga de produtos e mercadorias.

Diante deste cenário, as pequenas empresas – e também aquelas que já possuem uma fatia representativa do mercado – têm investido cada vez mais em sistemas de gestão, inclusive, para a área de recebimento de entregas.

Estas empresas já perceberam que uma maior agilidade nesta área impacta diretamente na redução de custos. Por sua vez, a redução de custos acontece porque as informações estão centralizadas e podem ser acessadas a qualquer hora, evitando-se falhas na comunicação e entendimentos equivocados sobre quantas e quais entregas serão feitas, quando e quem irá realizá-las.

A organização das informações também permite que os gestores e profissionais da área acompanhem todo o ciclo de vida de suas entregas. Atrasos na entrega e rupturas no estoque são evitados, além de todo tipo de retrabalho antes, durante e depois que as cargas e descargas são efetivamente realizadas.

Além disso, a automatização de processos tem desempenhado um papel fundamental no aumento da produtividade – e na qualidade! Por um lado, a área de recebimento de entregas tem experimentado uma considerável redução do trabalho operacional e repetitivo. Por outro, esta mesma área tem tido a oportunidade de dispensar um tempo maior com aspectos mais estratégicos e que agregam real valor ao negócio.

3 DICAS PRÁTICAS

Os sistemas de gestão de recebimento de entregas possuem, naturalmente, alguns aspectos em comum e, também, recursos adicionais e diferenciais que poderão – ou não – ser importantes para o seu negócio.

Veja, abaixo, 3 dicas práticas para escolher o melhor Sistema de Gestão de Recebimento de Entregas:

1. FOCAR NA MAIOR “DOR”

Antes de escolher um sistema de gestão de recebimento de entregas é preciso que você saiba exatamente qual a sua maior necessidade.

Se as filas de caminhões são um problema, tenha como foco um sistema que possa realizar agendamentos com seus fornecedores de maneira rápida, fácil e sem complicações. Se, por sua vez, são as notas fiscais que geram gargalos em todo o processo de carga e descarga, procure um sistema que contemple uma solução para esta situação.

Filas de caminhões, sobretaxas de frete, rupturas no estoque, informações insuficientes e imprecisas, falta de integração entre logística, comercial e fiscal, ociosidade operacional, retrabalho. Qual a sua maior “dor”?

2. FOCAR NAS “DORES” SECUNDÁRIAS

Ao atender a sua necessidade principal – aquela que representa a maior “dor” da área de recebimento de entregas – pense em outras situações do seu dia a dia que também precisam ser otimizadas.

Você já parou para analisar o tempo que sua equipe leva para confirmar, reagendar ou cancelar uma carga/descarga? E se, por acaso, a nota fiscal não conferir com o pedido, qual será o esforço necessário para resolver este problema?

Faça uma lista de dificuldades ou problemas enfrentados pela equipe responsável pela carga e descarga da sua empresa. Pontue os itens atribuindo-lhes graus de importância. Analise o impacto que cada um destes itens tem sobre as vendas e os lucros do seu negócio. Você já se deu conta, por exemplo, que muitos clientes que procuram a sua empresa deixam de comprar porque com frequência faltam produtos no estoque? Já pensou que este problema pode ser resolvido através de agendamentos fixos com seus fornecedores?

3. FOCAR NO QUE É REALMENTE ÚTIL

Ao escolher um Sistema de Gestão de Recebimento de Entregas fique atento às funcionalidades que são vendidas como grandes recursos, mas que na prática não serão úteis para o seu negócio.

Sabe aqueles tênis com amortecedores redondos que eram encaixados embaixo da palmilha? Parecia incrível a ideia de poder trocar os amortecedores conforme o tipo de terreno. Mas, no dia a dia, quem de fato lembrou e, o mais importante, se motivou a trocá-los antes de iniciar uma caminhada ou corrida?

Quantas pessoas à procura de um espremedor de laranjas foram seduzidas por um 3 em 1 – processador, liquidificador e espremedor – e seus inúmeros acessórios para fatiar, picar, ralar, emulsificar, espremer e liquidificar? Em duas ou três tentativas de uso, o suco de laranja, simples e fácil de fazer, transformou-se em um complexo amontado de peças para lavar.

Reflita se os recursos disponibilizados no sistema são essencialmente importantes para a sua empresa. Analise os custos de inúmeras funcionalidades que, no dia a dia, serão pouco ou, talvez, nem mesmo utilizadas. Pondere até que ponto recursos adicionais irão ajudar – ou não – o seu processo de recebimento de entregas. [Autor: C.I.]

 

Nós da Tempo Certo sabemos que cada negócio é único e que a tecnologia ideal é aquela que atende às necessidades específicas da sua empresa. Nosso sistema é desenvolvido para que você e a sua equipe possam transformar o processo de recebimento de entregas em um diferencial estratégico.

Focamos em melhorar aspectos operacionais, mas enxergamos muito além dos processos diários da sua empresa. Entendemos que nosso papel é fazer com que você utilize menos tempo com questões operacionais da área de recebimento de entregas e, por outro lado, concentre seus esforços no core business, na razão de seus negócios e na alma da sua empresa.

Conheça o sistema e transforme a gestão de pátio da sua empresa!

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