A importância da rastreabilidade para varejo

Para garantir o bom andamento da gestão logística, contar com o controle das etapas de entrega das mercadorias é essencial para negócios varejistas. Continue lendo para entender a importância da rastreabilidade!

Quando o assunto é distribuição e entrega de cargas, a rastreabilidade é um ponto essencial para que as empresas tenham mais controle sobre sua operação.

Esse processo ajuda o gestor a monitorar os produtos e saber qual a sua localização. Para isso, é necessário investir em soluções logísticas para melhorar a gestão de pátio, que conta com o rastreamento de cargas.

Muitas empresas têm problemas em alinhar e validar seu processo logístico e as ferramentas de rastreamento surgem para fortalecer e ajudar o planejamento organizacional, agilizando a entrega do produto ao cliente.

Falhas nos processos logísticos podem gerar erros graves, o que resulta em clientes insatisfeitos e até mesmo perda de mercadorias. Entenda como o rastreamento pode evitar esses problemas, lendo o artigo completo. 

O que é rastreabilidade?

O conceito de rastreabilidade é a ação de monitorar um determinado objeto, sabendo sua localização e tendo previsão de quando a encomenda chegará ao seu destino. Quando o assunto é varejo, esse fluxo de informações pode ser trocado entre transportadora, distribuidor e varejista.

Com as rastreabilidade, é possível acessar informações em tempo real sobre a frota, colhendo dados valiosos para a gestão. A partir disso, o controle administrativo e as remessas são geridos com mais eficiência.

O rastreamento de cargas é uma solução tecnológica que integra processos de logística com sistemas de gestão de pátio e sistemas de armazenagem. Na prática, esses sistemas registram informações sobre os produtos, trajetos, cargas e destinos, além de reunir informações de nota fiscal e dados sobre o transporte em si.

Essa etapa envolve o controle de estoque preciso e de portaria, gestão de pátio, frota e agendamentos. Isso pode ser feito por meio de um código, como o de barras, por exemplo, ou por meio da identificação do número do pedido e nota fiscal. 

Somente a partir desse controle que a rastreabilidade é possível, por isso, ter todas as informações é um ponto essencial.

Qual a vantagem da rastreabilidade para o varejo?

Quando falamos sobre a importância da rastreabilidade para o varejo, citamos a sua contribuição para aprimorar o serviço oferecido, o que ajuda a evitar problemas logísticos, além é claro, de garantir a satisfação do cliente. Porém, não é só isso! 

Conheça a seguir as principais vantagens da rastreabilidade para o varejo:


Gestão de estoque

Quando uma empresa varejista tem acesso a rastreabilidade de produtos, ela consegue realizar uma gestão melhor de estoque, pois consegue agilizar o envio e ter maior controle do recebimento de produtos. 

Também é possível manter um estoque mais equilibrado, já que, rastrear as entregas facilita para entender quanto tempo é necessário para a realização de todo o processo e quanto demora a distribuição aos clientes. Assim, a empresa pode calcular a quantidade de mercadoria que ficará parada e por quanto tempo, facilitando a gestão de armazém.

Agilidade nas entregas

Outro ponto positivo de utilizar a rastreabilidade é ter mais agilidade e melhorar a gestão de entregas, tanto para o distribuidor quanto o varejista, já que é possível acompanhar a movimentação da mercadoria de perto.

Através de um sistema de gestão, esse processo fica mais otimizado e eficiente.

Ajuda a prevenir erros

Quando rastreamos as etapas da entrega, fica mais fácil identificar de forma rápida os imprevistos e trazer soluções aos problemas à medida que eles surgem, ou antes mesmo que se tornem erros mais graves. Essa ação traz mais agilidade ao processo, deixando as decisões mais efetivas e precisas.

Maior controle das entregas 

Processos de rastreabilidade ajudam a reduzir perdas e danos, deixando mais claro de quem é a responsabilidade de cada pessoa envolvida na entrega das mercadorias. Apesar de não impedir que os problemas aconteçam, ele ajuda a ter um maior controle de onde está a encomenda e fornece informações precisas, o que é de grande ajuda para o processo de recuperação de bens, se for o caso.

Melhora a satisfação do cliente

Com o rastreamento e o histórico de todo o processo em mãos, o cliente fica mais tranquilo em relação ao paradeiro de sua mercadoria. Afinal, ele consegue visualizar detalhes do trajeto percorrido pela carga até o destino final.

Além disso, como o rastreio visa trazer informações em tempo real e segurança, isso contribui para a fidelização dos clientes.


Contribui para a tomada de decisão

As informações geradas pela rastreabilidade vão muito além do que simplesmente transmitir dados em tempo real. As métricas e informações geradas pelo sistema de controle permitem a identificação de padrões, ajudando a criar processos logísticos mais precisos.

Além disso, com as estatísticas em mãos, é possível analisar a quantidade de cargas perdidas e atrasadas, mostrando se a logística com o distribuidor ou transportadora está saudável ou não, ajudando na tomada de decisão sobre os melhores fornecedores.

Como a tecnologia pode ajudar na rastreabilidade?

Como vimos, a rastreabilidade é muito importante para que gestores tenham controle desde o momento em que a mercadoria sai do distribuidor até chegar ao varejista, fazendo com que seja possível acompanhar a entrega e todas as informações pertinentes sobre o pedido. 

Sistemas de gestão no varejo estão presentes nas empresas que querem otimizar tempo e aumentar a produtividade e eficiência do negócio. Alguns sistemas já contam com módulos destinados à rastreabilidade, o que permite registrar a entrada e saída de mercadorias, fazer lançamentos relacionados a pagamentos e recebimentos de notas fiscais, entre outras ações. Isso traz mais visibilidade a todas as pessoas envolvidas no processo, fazendo com que sejam informadas em tempo real.

Qual o fluxo ideal da rastreabilidade entre transportadora, distribuidor e varejo?

O fluxo de informações somado aos movimentos físicos da mercadoria que são compartilhados entre transportadora, distribuidor e varejo, fazem com que seja possível ter dados importantes para a operação logística. Isso ocorre graças a um sistema integrado que reúne todos esses dados. Ele permite:

  • Compilar a armazenar de forma coerente as informações relacionadas ao trânsito do produto;
  • Gerar integração entre todos os agentes envolvidos no manuseio do produto ao longo da logística de entrega e recebimento da mercadoria;
  • Estruturar os dados de forma a tê-los sempre em mão, e assim utilizá-los a favor do seu negócio.

Com sistemas como o da Tempo Certo, você tem acesso a rastreabilidade a partir do momento da chegada do caminhão ao pátio. Isto é, quando ele chega, você tem o rastreio total, desde o momento em que o caminhão chegou, registro do momento em que iniciou a descarga, o horário finalizou e quando foi embora. 

Você também tem a oportunidade de montar o fluxo das informações de acordo com a sua operação, conforme o status de recebimento que melhor se encaixa com a sua realidade. 

Através da nossa solução, seu negócio pode ir além no controle sobre as etapas de operação logística! Para fazer sua empresa avançar, revolucionando o recebimento de entregas, acesse nosso site e veja como nossa solução pode ajudar a otimizar o seu dia a dia.

Conheça o sistema e transforme a gestão de pátio da sua empresa!

Assine nossa Newsletter 

Solicite um orçamento agora mesmo!