Conheça as facilidades no processo de logística para agendamento de recebimento de cargas

Conheça as facilidades para o processo de logística com o agendamento do recebimento de cargas 

Os desafios dos gestores responsáveis pela logística de varejo são muitos! Entenda como facilitar o trabalho destes profissionais e reduzir custos trabalhando com o agendamento do recebimento de cargas

 

A logística visa garantir que os produtos estejam no lugar e no momento certo. Este processo envolve desde a compra, transporte, armazenamento até a distribuição de produtos e matérias-primas.

 

Quando falamos em logística do varejo, ela visa garantir que os shoppers encontrem o que procuram nas prateleiras, o que impacta diretamente na experiência de compra e influência como o cliente enxerga a marca. 

 

A logística é essencial na cadeia do varejo, pois está relacionada com a expansão do negócio e dos produtos oferecidos. Para que todas as etapas sejam cumpridas da melhor forma, é importante que todos os pontos necessários para garantir o sucesso da operação, como movimentação de materiais, qualidade e agilidade das informações, tempo de produção, entrega e custos, estejam alinhados.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral, os custos logísticos das operações nesse processo são de 12,37% da receita das empresas, um valor bem significativo para qualquer negócio. Ou seja, qualquer ação que possa ser feita para ajudar a reduzir este valor, impacta positivamente.

 

A seguir, vamos falar sobre o agendamento logístico, que visa facilitar os processos logísticos e diminuir custos operacionais.

Como funciona o agendamento do recebimento de cargas?

Pense em uma empresa que recebe diariamente milhares de volumes de diferentes fornecedores. É preciso muita organização para garantir que quando as entregas cheguem ao depósito, tudo ocorra da melhor forma, certo? 

 

O agendamento de cargas cuida da operação logística do pátio, e tem como objetivo organizar todo o fluxo das entregas e recebimentos. Um serviço de agendamento logístico torna o trabalho de todos os envolvidos muito mais fácil.

 

Para que tudo funcione da melhor forma, fornecedores e empresas varejistas precisam estar alinhados, o que implica em uma comunicação ágil e integrada. 

 

Utilizar a tecnologia nesse processo, através de sistemas que cuidam do agendamento das entregas ajuda a ter um controle mais adequado, possibilitando que fornecedores saibam qual horário chegar e onde parar, já que as plataformas são alimentadas pela empresa recebedora. 

 

Quando um agendamento é realizado, é possível fazer um planejamento e programação de toda demanda, o que significa maior controle para os serviços de armazenamento, preparo de pedidos e transporte.

Quais os principais problemas enfrentados no processo de recebimento de mercadorias?

 

As empresas varejistas recebem diariamente uma grande quantidade de produtos dos seus fornecedores, muitas ainda, precisam distribuir parte desses recebimentos para outras filiais ou lojas assim que recebem. Esse tipo de situação se repete em negócios de todos os portes e exige estratégia para garantir que tudo ocorra da melhor forma para evitar atrasos, extravios e muitos outros problemas que abordaremos mais abaixo. Pois acredite, existem descuidos e falhas no processo que podem transformar esta atividade que parece tão simples, em um grande problema para o negócio. 

 

Isso ocorre porque desde a chegada do produto até seu cadastro definitivo no estoque, há um longo caminho a ser percorrido, o que pode trazer alguns riscos, como:

 

  • Filas de caminhões
  • Dados cadastrais inválidos
  • Entregas sem agendamento prévio, o que atrasa e tranca toda a operação de recebimento
  • Diversas planilhas e e-mails para agendamento, fazendo com que as informações se percam
  • Divergências entre o valor negociado e o que foi recebido na nota fiscal
  • Problemas com os produtos recebidos, como quantidade e qualidade
  • Inconsistência em relação à descontos ou preços praticados
  • Necessidade de devolução de produtos por avarias.

 

As principais causas que podem ocasionar estes problemas, são a falha humana e a falta de organização. Isso ocorre pois muitas empresas ainda executam o processo de forma manual, o que afeta diretamente a eficiência e segurança nas etapas. Por isso, contar com sistemas que automatizam processos, centralizam dados e ajudam a diminuir os custos e falhas, torna-se essencial.

 

Quais as facilidades para empresas varejistas ao incluir a tecnologia no processo de logística? 

 

Com o agendamento logístico, fica muito mais fácil criar um planejamento de todas as entregas e alinhar as demandas. Isso traz mais produtividade para toda a equipe, maiores resultados para os gestores, economia com a automação de processos, além da prevenção de erros. 

 

>> Leia também: Benefícios do agendamento de entregas para a logística do varejo

 

Os erros no processo de recebimento desencadeiam filas de caminhões, perda de vendas devido a ruptura nas gôndolas, bem como falhas em notas fiscais e divergências para cálculos de venda. 

 

Ao incluir a tecnologia como aliada no processo vemos uma série de facilidades que ajudam a minimizar problemas e otimizar o trabalho de quem está diretamente ligado ao processo de logística, ajudando o negócio como um todo – inclusive os consumidores finais.

 

Veja a seguir quais facilidades as empresas varejistas ganham ao incluir a tecnologia no processo logístico:

Agendamento com horário marcado

Com softwares especializados, a empresa pode disponibilizar um ambiente virtual com todas as datas, horários e outras informações para que os fornecedores acessem e façam o agendamento das entregas. Tudo isso respeitando espaço no pátio e no estoque. Por ser tudo integrado e automatizado, a equipe interna não precisa se preocupar em fazer esse agendamento de forma manual, ganhando tempo.

Recebimento antecipado de NF

Através de um sistema que gerencia todas as etapas do recebimento logístico, você pode fazer o recebimento antecipado das notas fiscais e fazer o seu armazenamento. Isso é importante para fazer a conferência prévia e verificar se está tudo certo com o que será recebido, versus o que foi pedido.

Precisão e rastreabilidade dos pedidos

Quando fazemos a gestão do recebimento de entregas, melhoramos o controle sobre a chegada de mercadorias, e conseguimos rastrear pedidos. Com softwares especializados, o controle do que chega e sai da empresa é muito maior, trazendo confiabilidade e agilidade.

Integração entre setores

Uma empresa é composta por diversos setores e cada um possui uma função diferente. O sucesso do negócio como um todo, depende da harmonia entre eles. Por isso, é importante ter um sistema que assegure a comunicação entre todos os setores, em especial o de compras com logística e vendas. Isso garante a transparência na comunicação entre todos os times, o que agiliza o recebimento das mercadorias, ajudando a manter a organização e diminuição de ruídos.

 

Conheça o sistema de gestão de recebimento da Tempo Certo e ganhe muito mais produtividade para sua operação 

Como vimos, o recebimento das mercadorias no processo logístico é muito importante. 

Com soluções como o sistema da Tempo Certo, seu negócio pode ir além no controle sobre as etapas de operação logística. O nosso software permite que você faça o gerenciamento do pátio com rapidez e segurança, evitando filas de caminhões, sobretaxas de frete e perda de informações com tarefas manuais como contato via telefone e e-mail.

Além disso, é possível acompanhar as descargas, realizar agendamentos, monitorar coletas e ter visibilidade real do que será recebido

Para fazer sua empresa avançar, revolucionando o recebimento de entregas, acesse nosso site e veja como nossa solução pode ajudar a otimizar o seu dia a dia!

Conheça o sistema e transforme a gestão de pátio da sua empresa!

Assine nossa Newsletter 

Solicite um orçamento agora mesmo!