Sistema de gestão de recebimento de entregas

6 vantagens em fazer agendamento fixo com seus fornecedores

27
Mar

6 vantagens em fazer agendamento fixo com seus fornecedores

Você já considerou fazer o agendamento fixo com os fornecedores da sua empresa?

Sabemos que fazer a coordenação do ressuprimento de materiais nem sempre é tarefa fácil. É necessário ter um controle detalhado do estoque, saber o tempo de entrega dos itens e cuidar para que não faltem as matérias-primas necessárias a fim de que o processo produtivo não seja prejudicado.

Quando estão em jogo aqueles produtos de grande consumo, essa questão merece ainda mais atenção. Afinal, deixar o cliente na mão é uma conduta bastante arriscada.

Conheça 6 vantagens em fazer agendamento fixo com seus fornecedores:

1. SABER QUANDO A MERCADORIA CHEGA

Um dos maiores problemas para quem aguarda entrega dos fornecedores é saber o exato dia e horário em que ele chegará. Em muitos casos, ainda que exista uma estimativa, nem sempre eles cumprem com o prazo observado. Ao agendar as entregas, a empresa não corre esse risco, inclusive porque o próprio fornecedor pode confirmar pelo sistema se as mercadorias realmente vão chegar no tempo certo.

2. LIBERAR MAIS RÁPIDO O FORNECEDOR

Quando os fornecedores já estão cadastrados e os dias e horários em que eles chegam são sabidos previamente, é possível evitar o caminhão parado, ainda mais se a empresa contar com a nota fiscal pré-digitada, automatizando ainda mais todo o processo.

3. DEIXAR O ESTOQUE PREPARADO

Outro ponto positivo é deixar o estoque sempre organizado para receber a nova demanda. É muito mais fácil sistematizar a localização daqueles produtos mais antigos quando a empresa sabe os horários em que os caminhões de entrega chegam.

4. NÃO SE PREOCUPAR COM AQUELES ITENS MAIS BÁSICOS

Muitas empresas têm aqueles produtos importantes cuja falta leva a quebrar o processo produtivo e, dessa maneira, atrasar o ciclo de montagem. Atrasos desse tipo podem levar à perda de lucro.

Além disso, o agendamento fixo ajuda a diminuir o risco de ruptura de estoque, que é quando o cliente demanda por uma mercadoria ou serviço que não está disponível na empresa. Situações assim podem levar à insatisfação dos consumidores e, consequentemente, fazer com que prefiram fazer as compras na concorrência. 

5. NEGOCIAR MELHORES PREÇOS COM FORNECEDORES

O fator preço é, certamente, uma barreira para conseguir produtos de qualidade a valores justos. No entanto, ao ter pedidos frequentes e entregas em um mesmo intervalo de tempo, é possível fazer negociações mais lucrativas com os fornecedores, de forma que o frete e o preço de cada item sejam benéficos a ambos, otimizando os custos com o lote econômico de compras.

6. CRIAR UMA RELAÇÃO DE MAIOR CONFIANÇA

Sabemos que além dos clientes é imprescindível manter uma boa relação com fornecedores. Eles são peças-chave para que todo o encadeamento logístico no estabelecimento funcione e, assim, sejam garantidos sempre suprimentos de qualidade e com compras eficientes. Ao criar a rotina nas entregas, fica mais fácil conhecê-los e, assim, estabelecer confiança no relacionamento.
 

Acompanhar a entrega e o recebimento de materiais é um dos papéis mais importantes no ecossistema da empresa e o agendamento fixo com os fornecedores pode ajudar a melhorar a gestão de recebimento de entregas da sua empresa.

Independente do porte da sua empresa e do segmento em que atua no mercado, a Tempo Certo está aqui para atendê-lo.

Faça um teste grátis de todas as funcionalidades por 30 dias ou entre em contato para saber mais!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

LEIA TAMBÉM: Aquilo que não se pode medir, não se pode melhorar

Tags:
  • - Agendamento Fixo
  • - Agendamento de Entregas
  • - Recebimento de Entregas
  • - Tempo Certo
  • - Sistema de Gestão de Recebimento de Entregas