O desafio da pontualidade na logística

Para garantir o bom andamento da logística, a pontualidade é primordial. Continue lendo para conhecer quais são os principais desafios e como solucioná-los

A pontualidade na logística é uma das maiores exigências do mercado, indiferente de qual o segmento de atuação.

No varejo, há dois bens que são muito valiosos: o produto e o cliente. E a pontualidade é a melhor forma de respeitar e conservá-los! Atrasos comprometem o nível de satisfação do cliente, por isso, o processo logístico precisa ser muito bem estruturado a fim de evitar problemas.

Os desafios da pontualidade iniciam muito antes da entrega, e há diversos fatores que impactam nisso: integração entre setores, negociação com fornecedores, fabricação, gestão de pátio e estoque, entre outros pontos, que são essenciais para garantir os índices de pontualidade. Este controle deve ser feito do início ao fim, independente se a empresa for B2B ou B2C. 

Continue lendo o artigo para conhecer os desafios da pontualidade na logística e como resolvê-los através da tecnologia.

Desafios e principais causas de problemas com pontualidade na logística 

 

A logística não é só o transporte, mas uma série de ações que ocorrem antes e que precisam estar alinhadas para garantir que, no final, o cliente receba o que foi pedido, com qualidade e pontualidade.

O transporte é a movimentação de itens, que vai desde a saída do caminhão no pátio até o destino de entrega do pedido, e estes itens podem ser desde insumos para fabricação até produtos finalizados. 

Já a logística abrange todo o planejamento e organização do processo para que a etapa final, ou seja, o transporte, seja bem sucedido. Ela é responsável pela execução eficiente, e isso envolve recebimento (ou fabricação de produtos), armazenamento, transporte e entrega. 

Quando a melhor logística não é adotada, o resultado é uma série de transtornos. Entre eles, o pátio cheio de caminhões, equipes com demandas acumuladas, ruptura de mercadoria nas gôndolas, atraso de entrega do fornecedor e muitos outros.

A causa de problemas na pontualidade que impactam na operação logística podem estar relacionadas com fatores, como:

  • Falta de controle em tempo real das etapas que um pedido se encontra;
  • Processos manuais;
  • Falha na comunicação entre setores;
  • Atrasos no recebimento de insumos;
  • Descentralização das informações;
  • Falta de processos.

 

Como a falta de pontualidade pode interferir no consumidor final?

 

Quando falamos em varejo, precisamos considerar o tempo da mercadoria chegar até o cliente, e isso envolve uma série de etapas que são desde a fabricação do produto, até a sua distribuição e chega nas gôndolas. 

Quando a logística que envolve todas essas etapas não é bem feita, o resultado é a ruptura de estoque, o grande vilão dos varejistas. Isto é, o cliente não encontra o que busca quando chega na prateleira, fazendo com que ele opte por uma marca concorrente, ou vá até outro estabelecimento, impactando diretamente no resultado financeiro do varejo.

A importância da pontualidade na cadeia logística

 

Adotar uma logística eficiente que reflete na pontualidade ajuda principalmente a consolidar o relacionamento com o cliente. Isso porque uma boa gestão garante o cumprimento de entregas, uma logística reversa mais eficiente, menos reclamações e aumento da credibilidade do negócio.

Para que a operação de entrega, que é a ponta do ciclo, seja bem sucedida e ágil, toda a cadeia de recebimento, fabricação e movimentação de produtos precisa estar em harmonia. 

A separação de cargas no armazém precisa ser rápida e precisa, o recebimento dos caminhões precisa de agendamento prévio e a emissão de notas fiscais e conferência devem ser bem executadas, já que todo o processo ocorre em cadeia.

A adoção de práticas como automação e padronização de processos de gestão de pátio, integração de dados e agendamento de carga e descarga fazem com que todas as etapas fluam de maneira mais organizada, liberando os pedidos mais rápido. 

Isso impacta no negócio, na transportadora que não sairá com atraso, até no cliente final, que recebe o produto dentro do prazo, seja ele empresa ou pessoa física.

Quando falamos em empresas B2B, o processo geralmente envolve a entrega de matérias primas para fábricas ou entrega de produtos para lojas e distribuidores.

Já na entrega para públicos B2C, a logística envolve envio para consumidores finais, o que geralmente representa entregas menores, que nem sempre necessitam de caminhões, por exemplo. 

O sistema de entregas para B2B pode parecer ser mais simples, já que envolve carregamentos de uma empresa a outra. Já as entregas para B2C, precisam ser feitas de porta a porta, para milhões de consumidores, envolvendo muitas vezes, mais etapas, fornecedores e pessoas no processo.

Aqui, uma coisa é fato: quando a logística que envolve as etapas anteriores à entrega não são feitas corretamente, todos os clientes são impactados, independente do tipo. 

Quando falamos no atraso do recebimento de matéria-prima, o impacto para os fabricantes pode ser ainda maior.

Os desafios geralmente são ligados a fatores internos, como contar com bons profissionais, necessidade de investimento em melhorias, processos bem estruturados, e principalmente, usar a tecnologia como aliada.

Vantagens que a tecnologia traz para a pontualidade na logística

 

A adoção da tecnologia na logística resulta na otimização dos processos operacionais. Ela oferece vantagens como acompanhamento das entregas em tempo real, controle de pedidos e emissão de notas fiscais de forma rápida e com menos chances de erros, pontualidade na entrega de pedidos, controle do estoque e tudo o que está relacionado à gestão do pátio. 

Um software de gestão é fundamental para ganho de produtividade em toda a cadeia logística. 

Soluções como o sistema da Tempo Certo, ajudam seu negócio a ir além no controle das etapas de operação logística, que impactam positivamente na pontualidade das suas entregas! 

Com ele sua empresa poderá fazer o gerenciamento de pátio com mais rapidez e segurança, evitando filas de caminhões, sobretaxas de frete ou mesmo perda de informações causadas por contato via telefone e e-mail. 

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