Por que usar gestão de pátio no varejo?

Por que usar a gestão de pátio no varejo?

Entenda porque fazer uma gestão de pátio é tão importante para garantir o sucesso das operações logísticas no varejo

A logística no varejo é toda a cadeia de processos e abastecimento que acontece até que o produto esteja nas mãos dos consumidores finais.

 

Existem muitos caminhos que o produto precisa percorrer até chegar lá e é necessário uma gestão eficiente para garantir que tudo saia como o esperado.

 

O recebimento de mercadorias é um dos pontos de maior fragilidade no varejo, já que a falta de organização desse processo gera uma série de problemas, como atrasos e falta de produtos, além de prejuízos financeiros ao negócio.

 

Para resolver estes problemas, contar com uma gestão de pátio é muito importante, já que o recebimento de mercadorias não deve ser uma dor de cabeça para os varejistas, afinal, o sucesso da operação logística impacta em toda a cadeia de abastecimento!

 

A gestão de pátio começa antes mesmo da chegada de um caminhão nas docas, por isso, precisa ser tratada como prioridade. Geralmente, as empresas preocupam-se mais em otimizar os armazéns e o transporte, mas esquecem de priorizar a gestão do pátio.

 

Pensando nisso, criamos este conteúdo para mostrar a importância em ter uma boa gestão de pátio no varejo e mostramos como você pode fazê-lo utilizando um software como ferramenta. 

 

Continue lendo o artigo para saber mais!

 

Problemas enfrentados no recebimento de mercadorias

A gestão de pátio é um conjunto de atividades e ações, que tem como objetivo administrar os recursos e operações que ocorrem no pátio de uma operação logística.

 

Esta atividade engloba o controle de entrada e saída de caminhões e o controle de carga e descarga para que as mercadorias sejam recebidas corretamente, de acordo com dia e horários previamente acordados. Porém, não é só isso!

 

Na teoria parece simples, porém todas as ações feitas previamente ao recebimento dos caminhões no pátio são tão importantes quanto o recebimento em si. 

 

Veja a seguir os problemas mais comuns enfrentados no recebimento de mercadorias:

 

  • Entregas sem agendamento, deixando o varejista sem saber quando receberá a mercadoria;
  • Atrasos que aumentam o risco de deixar as gôndolas para o cliente final sem produtos no prazo que ele necessita;
  • Pedidos errados, que ocorrem quando não é feita a conferência entre nota fiscal e o que está sendo recebido;
  • Processos de carregamento e descarregamento ineficientes;
  • Falta de visibilidade do processo como um todo;
  • Fila de caminhões, que geram um alto risco, já que de acordo com a Lei 13.103/2015 (Lei da Estadia), se o prazo para descarregar o caminhão ultrapassar 5 horas, a contratante deverá pagar indenização ao transportador.

 

Esses são alguns dos problemas enfrentados pela falta de organização na gestão de pátio, e eles podem ser mitigados a partir de estratégias para melhorar o gerenciamento das operações logísticas.

 

Por que é importante ter a gestão de pátio no varejo?

O recebimento de mercadorias pode ser um grande problema para os varejistas, já que, quando feito de forma errada, gera impactos que chegam até as gôndolas. No entanto, existem boas práticas que podem melhorar o processo como um todo!

 

É fundamental saber que a gestão de pátio é composta pela integração de várias etapas e setores, que precisam estar em harmonia para que não haja falhas. Neste caso, precisa abranger boas práticas, estratégias e tecnologias com o objetivo de supervisionar e controlar o fluxo de entrada e saída de cargas.

 

Para entender como uma gestão de pátio eficiente pode reduzir custos e otimizar processos, primeiro é necessário entender qual a sua importância:

 

Quando fazemos a gestão de pátio, conseguimos automatizar várias etapas do processo logístico interno, evitando que sejam feitas ações manuais, o que melhora a operação. É importante também para redução de custos, já que a otimização da entrada e saída dos veículos evita multas e atrasos em entregas. 

 

Outro ponto é a velocidade na obtenção das informações, já que ter a visibilidade em tempo real e o acesso aos dados do pátio ajudam gestores a reduzir o tempo de permanência de veículos, otimizar carregamentos e descargas, reduzindo gargalos.

 

Entenda a seguir porque a gestão de pátio é tão importante para os varejistas:

 

  • Traz mais eficiência e reduz falhas no processo, como atrasos, rupturas e problemas com armazenagem;
  • Acesso a informações just in time da operação, o que facilita na tomada de decisões e resolução de possíveis problemas que possam surgir;
  • Garante mais segurança para todos os envolvidos, sejam eles fornecedores, transportadores ou varejistas;
  • Melhora o SLA de atendimento de clientes, fornecedores e parceiros;
  • Redução de custos da cadeia logística;
  • Através da antecipação de NFe, conseguimos resolver problemas fiscais, tributários e comerciais antes mesmo das mercadorias chegarem ao pátio;
  • Geração de relatórios com status de descarga, relatório de no show, notas e pedidos recebidos.

 

A indústria 4.0 trouxe muitos avanços para a gestão de pátio, pois agora não é mais preciso usar pranchetas ou planilhas para efetuar as ações, já que processos manuais atrasam o andamento e tendem a gerar mais erros.

 

Atualmente, tudo isso pode ser feito através de softwares especializados, aliados à uma boa gestão interna. Isso impacta em todas as pessoas que fazem parte do ecossistema e ajuda a otimizar o trabalho.

Como um software pode ajudar a melhorar a gestão de pátio no varejo?

 

Além de envolver muitas etapas, a gestão de pátio exige um alto nível de dinamismo e assertividade. Tudo isso porque a quantidade de cargas gerenciadas diariamente pode ser muito grande.

 

Com isso, contar com a tecnologia e a automatização de tarefas é fundamental para garantir uma operação de sucesso.

 

A integração entre departamentos e áreas que envolvem todo o processo logístico também é muito importante para que a tecnologia seja aproveitada da melhor forma. 

 

Utilizar um software para gestão de pátio é o primeiro passo, mas a decisão e o conhecimento sobre o que fazer com as informações geradas e usá-las da melhor forma ainda é humano.

 

Através de um sistema eficaz, a velocidade nos agendamentos de entregas, carga e descarga são cada vez mais otimizados. Além disso, contar com a tecnologia ajuda a evitar problemas com notas fiscais e produtos, antes mesmo do caminhão chegar às docas, tudo isso através do controle de fluxos e atividades.

Conheça o sistema da Tempo Certo

 

Como vimos anteriormente, um sistema de gestão de pátio é um software de monitoramento, agendamento e controle logístico.

 

O sistema atua na gestão e dá aos gerentes uma visão completa da operação, sendo muito importante para que a cadeia logística não entre em colapso, tendo em vista que a coordenação do que ocorre nas docas não é apenas no momento em que os caminhões chegam ao portão.

 

A solução da Tempo Certo, ajuda o negócio a ir além no controle das etapas de operação logística, que impactam diretamente em uma gestão de pátio eficiente. O sistema antecipa a visualização do pedido como um todo, no exato momento em que o agendamento é confirmado pelo próprio varejista.

 

E mais: baseado em todas as informações inseridas no sistema antecipadamente, o varejista consegue definir o tempo que a demanda necessitará. Assim, consegue prever ações e possíveis falhas, ajustando a operação para otimizá-la.

 

Para fazer sua empresa avançar, revolucionando o recebimento de entregas, acesse nosso site e veja como nossa solução pode ajudar a otimizar o seu dia a dia.


Solicite uma demonstração gratuita e veja na prática como nosso sistema pode te ajudar!

Conheça o sistema e transforme a gestão de pátio da sua empresa!

Assine nossa Newsletter 

Solicite um orçamento agora mesmo!