Recebimento de mercadorias – operação chave para a cadeia logística

O recebimento de mercadorias são as atividades primordiais que garantem o recebimento eficaz de produtos enviados por fornecedores. Esse procedimento envolve desde a descarga do veículo, conferência de produtos e notas fiscais, até a armazenagem.  

Independente de nicho de atuação ou tamanho da empresa, o recebimento é uma das etapas mais importantes dentro do processo logístico.

Para garantir que as etapas subsequentes sejam bem executadas, o recebimento deve ser feito da melhor forma. Quando mal gerenciada, pode acarretar uma série de erros que se refletem em todas ações da empresa!

E, diferente do que se imagina, esse processo começa muito antes da entrega dos produtos. Durante a compra das mercadorias, a logística já inicia, e essa organização faz toda a diferença. 

Continue lendo o artigo para entender a importância do recebimento de materiais para a logística das operações.

O que envolve o recebimento de mercadorias?

Quando falamos em receber mercadorias, a maioria de nós associa apenas às tarefas de descarregar os caminhões, certo?

Porém, a verdade é que esse processo envolve muito mais! São diversas etapas, e, entender cada uma delas ajuda a saber quais os passos seguir para otimizar esta atividade. 

  • Planejamento

Planejar é o que organiza a operação e garante a realização de cada etapa. Aqui, é preciso que haja a comunicação entre os setores de Compras e Armazenamento, para que estejam alinhados, sabendo exatamente o que vai chegar e se há espaço físico para isso. 

Criar regras para o recebimento de mercadorias é importante para manter uma boa gestão das informações, assim, todas as partes envolvidas ficam a par dos pedidos e horários de chegada.


  • Agendamento de datas e horários

As entregas precisam ser feitas de acordo com o cronograma estabelecido no planejamento. Ninguém quer receber uma entrega surpresa e correr o risco de não conseguir fazer o recebimento, não é mesmo? 

O agendamento evita problemas como chegada fora dos horários de funcionamento da empresa ou ainda, a chegada em horários que vários fornecedores estão descarregando, causando filas desnecessárias. 

Assim, torna-se necessário negociar junto aos fornecedores qual a melhor data para ambos.


  • Gestão das docas de carga

A gestão das docas nada mais é do que o local onde esta etapa acontece na prática, ou seja, onde as mercadorias são recebidas. 

Uma boa gestão com supervisão diária, ajuda a controlar a perda de tempo na hora de descarregar, e organiza da melhor forma o armazenamento das mercadorias.


  • Conferência de produtos

Etapa muito importante, é neste momento em que vemos o detalhamento do pedido e a nota fiscal, para assim dar andamento na conferência das mercadorias recebidas.

Pontos importantes que precisam ser analisados neste processo:

  • Quantidade de produtos
  • Descrição dos produtos
  • Verificar se o que foi entregue está de acordo com o pedido
  • Valor acordado
  • Data de vencimento do produto (caso se aplique)
  • Prazo de pagamento
  • Endereço de cobrança 
  • Descontos (se houver)
  • Frete
  • Conferir se os dados da empresa na nota fiscal estão corretos


  • Controle de qualidade 

Observar a qualidade da mercadoria recebida é essencial! Fazer a verificação de acordo com o tipo de produto recebido fazendo um checklist de acordo com a nota fiscal é muito importante. Assim, caso necessário, a empresa pode solicitar a devolução dentro do prazo permitido por lei.


  • Separação e organização das mercadorias

Última etapa do recebimento, é importante para garantir a qualidade dos próximos passos no processo de venda do negócio. 

Aqui, é necessário ter pessoas responsáveis por separar, organizar e armazenar de forma correta os produtos que agora fazem parte do estoque. 

 

A estrutura de recebimento pode mudar? 

Apesar das etapas que falamos acima serem básicas para uma logística de recebimento, é importante pontuar que cada negócio possui uma estrutura de recebimento de acordo com porte e nicho de atuação. 

Uma indústria precisa ter processos um pouco diferentes do que o varejo, por exemplo. Uma empresa recebe matéria-prima, já a outra, produtos prontos para a venda. O mesmo ocorre com franquias, que precisam de outra logística.

Indiferente de qual tipo de empresa, o mais importante é que cada uma tenha o seu próprio processo bem construído, e que ele funcione na prática. 

A importância do recebimento na cadeia logística na prática 

Como vimos, é no recebimento que são conferidos os produtos que chegam, bem como sua qualidade e organização para armazenamento.

O recebimento de mercadorias é o que inicia o processo de vendas de uma empresa. Caso ocorram erros nesta etapa, todas as etapas seguintes serão prejudicadas. 

Na prática, esta etapa é importante para a gestão do negócio, principalmente para a geração de informações. Muito mais do que só receber produtos, é este o departamento responsável por inserir os dados que disponibilizam os produtos para venda, por exemplo.

O principal objetivo do recebimento de mercadorias é garantir o abastecimento do estoque de um negócio. E é um passo importante para qualquer empresa, indiferente do nicho de atuação.

Use a tecnologia como aliada

Como todo processo operado por pessoas, o recebimento de mercadorias também pode apresentar falhas. 

Atualmente, existem no mercado tecnologias que ajudam a minimizar estes erros. A integração de dados e ferramentas de apoio são fundamentais para alcançar os melhores resultados. 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, modernizar e automatizar ações têm relação com a simplificação de tarefas, e não com a sofisticação de processos. Isto é, investir em softwares que otimizam os procedimentos é muito importante para aumentar a produtividade de uma empresa.

Para entender como utilizar a tecnologia a seu favor e garantir uma melhor gestão do recebimento de mercadorias, leia o nosso blogpost clicando no link abaixo.

Preciso de um software de recebimento de entregas. E agora?

Conheça o sistema e transforme a gestão de pátio da sua empresa!

Assine nossa Newsletter 

Solicite um orçamento agora mesmo!