Como melhorar a pontualidade nas entregas para o varejo

Através de passos simples e eficientes, é possível melhorar a pontualidade nas entregas do seu negócio. Descubra como lendo o conteúdo completo!

Em um mundo onde o tempo é mais valioso que o dinheiro e a competitividade do mercado traz uma dinâmica de aceleração aos negócios, contar com a pontualidade e a gestão de prazos em uma entrega é crucial quando o assunto é satisfação do cliente.

Independente do seu negócio trabalhar com cliente final ou empresa, a janela de tempo entre o momento da compra até a entrega do seu produto traz uma expectativa a quem efetuou o pedido. Por isso, é essencial a necessidade de investir em planejamento logístico e assim garantir a melhor experiência aos clientes, indiferente do porte ou nicho de atuação.

Sabemos que manter a pontualidade pode ser uma tarefa desafiadora, e muitos são os passos que precisam ser seguidos para garantir o sucesso de uma operação, principalmente quando falamos em varejo.

A importância da pontualidade se dá pelo fato de que, se a logística falha, pedidos atrasam, comprometendo todo o restante da cadeia. Se um produto fabricado pela indústria não chega ao varejo, o resultado é a tão temida ruptura, por exemplo.

>> Leia também: O desafio da pontualidade na logística

Gestores de operação enfrentam em sua rotina problemas com filas de caminhões, processos manuais e morosos, perda ou distorção de informações e falta de controle dos agendamentos e coletas, o que impacta na pontualidade das entregas. Porém, através de organização, é possível melhorar este cenário, principalmente quando contamos com as ferramentas certas.

Pensando nisso, criamos este artigo para mostrar como melhorar a pontualidade em seu negócio, mostrando como utilizar a tecnologia a seu favor. Continue lendo e descubra como!

A logística e a pontualidade

Antes de mais nada, é preciso entender que logística e transporte não são a mesma coisa. O transporte se refere à movimentação dos produtos, ou seja, a saída do caminhão com as mercadorias, até a chegada ao cliente. 

Já a logística é todo o planejamento e organização do processo como um todo. O que significa que, para o transporte acontecer, é necessário contar com uma boa logística! 

O resultado disso está diretamente ligado ao ponto-chave deste conteúdo: garantir a pontualidade.

É a logística que permite que a rota de entregas seja bem elaborada e aproveitada, sendo responsável pela execução eficiente de tudo o que envolve armazenamento, transporte e envio. Seu papel é fazer tudo isso com qualidade e agilidade.

A fidelização do cliente através da pontualidade

Manter a pontualidade na entrega e a qualidade nos serviços prestados são ações essenciais para fidelizar os consumidores de um negócio.

A falta de pontualidade pode ser o fator que determina a perda de um cliente, por isso merece atenção! Para evitar este problema, é preciso considerar cada etapa do processo, principalmente as que antecedem o transporte da mercadoria.

Quem entrega mais rápido e melhor, lidera o pódio de empresas para se fazer negócio, já que, o preço baixo não é mais um diferencial tão competitivo, é preciso oferecer o pacote completo.

Ao realizar a compra dos produtos que vão abastecer as gôndolas de um supermercado, por exemplo, os varejistas precisam ter a certeza de que as mercadorias serão entregues no prazo, já que atinge a empresa e o seu cliente final. 

Pensando em grandes redes de varejo que trabalham com milhares de produtos diferentes, contar com fornecedores bons e que entreguem pontualmente é essencial. 

Qualquer atraso pode gerar não só problemas de acesso ao produto, mas também prejuízos financeiros, já que a mercadoria acaba não sendo reabastecida no timing correto.

Isto é, ter um alto nível de serviço logístico serve como um atestado de qualidade para as empresas, o que impacta diretamente na pontualidade. E mais: o varejista sente-se seguro ao fazer as negociações.

A seguir, vamos ver como melhorar a pontualidade nas entregas.

Como melhorar a pontualidade nas entregas?

Para ganhar em agilidade, eficiência, segurança, redução de custos e garantir a pontualidade, a empresa precisa estar preparada para adotar boas práticas na gestão das entregas. Isso engloba os procedimentos ideais desde o momento em que o produto é produzido, até a sua movimentação no pátio e transporte ao cliente.

Quando feita de forma correta, a logística de entregas permite que seja enviada a quantidade exata de produtos aos lugares certos e na hora exata. Para que isso funcione, é importante adotar procedimentos como controle de estoque, padronização dos processos de gestão de pátio, conferência de produtos e suas respectivas notas fiscais, além do agendamento de coletas e envios. 

Veja a seguir algumas dicas para melhorar a pontualidade das suas entregas:

Organize a logística do seu negócio

Antes de mais nada, é importante que sua empresa tenha um processo logístico bem estruturado. Assim, fica mais fácil gerar prazos reais e evitar frustrar as expectativas do cliente.

Para isso, é necessário levar em consideração todo o fluxo que uma cadeia de suprimentos possui, para que seja possível avaliar e agilizar os processos, ajustando o que precisa ser melhorado.

Faça a gestão e o controle do estoque

Fazer o controle e gestão do estoque é algo que precisa ocorrer para garantir que os fluxos de entrada e saída dos produtos esteja funcionando corretamente. Ou seja, nenhum produto deve ficar mais tempo do que o permitido, levando em consideração a  sua perecibilidade (se aplica a alimentos, por exemplo). 

Além disso, ter em mãos o balanço das mercadorias em pátio, ajuda a otimizar a hora da entrega, além da negociação com o cliente fluir de forma mais rápida. 

Planeje as entregas

Um passo importante para a pontualidade de entregas é ter planejamento. Aqui, é preciso pensar nos aspectos em fatores externos, como distância até o cliente, por exemplo.

Dentro do planejamento de entregas, é preciso encontrar os indicadores ideais, que nada mais são do que os dados utilizados em softwares e que mostram uma estimativa de prazos. Além é claro, do agendamento de envios e recebimentos, fator essencial para fazer a gestão de pátio.

Analise os resultados

O que não é medido não pode ser melhorado, não é mesmo? Por isso, não há como uma iniciativa ser produtiva sem que os indicadores de performance sejam medidos. Faça relatórios periódicos e o mapeamento dos dados para visualizar melhor os caminhos a seguir por meio das informações coletadas.

Assim, você consegue saber quais ações estão sendo mais produtivas e quais você precisa focar em evoluir para garantir a pontualidade.

Construa boas relações comerciais

Construir boas relações comerciais é fundamental para que o processo logístico tenha sucesso. O varejo e o fornecedor precisam confiar um no outro para honrar os compromissos firmados.

Para isso, o trabalho precisa ser colaborativo, e o uso de ferramentas como softwares de gestão, permitem que ambos estejam sempre em contato, trazendo mais clareza e informação just in time. Principalmente se o sistema fornecer o agendamento de entregas, por exemplo. 

Usando a tecnologia para garantir a pontualidade

Falando em sistemas para gestão, usar a tecnologia a favor do seu negócio é essencial! Principalmente quando precisamos automatizar processos e fazer um controle melhor da logística e distribuição.

Para melhorar a pontualidade de uma entrega, a melhor solução é atuar nos gargalos que ocasionam em atrasos. E isso pode ser feito de diversas formas, e a melhor delas é através de sistemas que tragam uma visão ampla dos dados em tempo real. Isso evita trabalhos manuais, que tornam a operação morosa.

A troca de dados é essencial para que a indústria e o varejo possam acompanhar e corrigir falhas na operação. Desta forma, as entregas podem ser planejadas com mais tranquilidade respeitando o ritmo do consumo e garantindo pontualidade.

Conheça o software da Tempo Certo e reduza atrasos nas entregas

Você já conhece o nosso sistema para gestão de pátio? Ele é um software de monitoramento, agendamento e controle logístico, ideal para otimizar a sua operação, ajudando a trazer mais pontualidade para o seu negócio.

O sistema atua na gestão e dá aos gerentes uma visão completa da operação, sendo muito importante para que a cadeia logística não entre em colapso, tendo em vista que a entrega de um produto inicia muito antes da saída dos caminhões. 

A solução da Tempo Certo, ajuda sua empresa a ir além no controle das etapas de operação logística, que impactam diretamente em uma gestão de pátio eficiente. O sistema antecipa a visualização do pedido como um todo, no exato momento em que o agendamento é confirmado pelo próprio varejista.

 

E mais: baseado em todas as informações inseridas no sistema antecipadamente, o varejista consegue definir o tempo que a demanda necessitará. Assim, consegue prever ações e possíveis falhas, ajustando a operação para otimizá-la.

 

Para fazer sua empresa avançar, revolucionando o recebimento de entregas, acesse nosso site e veja como nossa solução pode ajudar a otimizar o seu dia a dia.


Solicite uma demonstração gratuita e veja na prática como nosso sistema pode te ajudar!

Conheça o sistema e transforme a gestão de pátio da sua empresa!

Assine nossa Newsletter 

Solicite um orçamento agora mesmo!